Viver

Filósofo Miguel Real, em Leiria, em busca dos 'Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa'

6 jun 2017 00:00

O escritor é autor de numerosas obras sobre Eduardo Lourenço ou António Vieira, é romancista e dramaturgo.

filosofo-miguel-real-em-leiria-em-busca-dos-tracos-fundamentais-da-cultura-portuguesa-6578

A Livraria Arquivo, em Leiria, recebe, no dia 9, sexta-feira, às 19 horas, o filósofo e romancista Miguel Real para um À conversa com…, sobre o livro Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa.

Real venceu o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB, em 1979, com O Outro e o Mesmo e, em 2006, conquistou o Prémio Literário Fernando Namora com o romance A Voz da Terra.

Em Dezembro de 2015, deu uma entrevista ao JORNAL DE LEIRIA onde afirmava que temos de ser "anti-sebastianistas" todos os dias,que "somos um povo que acredita
que, sem a cunha, sem o Euromilhões e sem Fátima não consegue passar da mediania” e que “a nossa elite é canina na obediência e macacóide face ao estrangeiro”. Para ler aqui.

Sobre o livro
Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa é uma obra fundamental para todos os que se interessam pela história, cultura e identidade nacionais, e que nenhum estudante ou investigador desta área poderá ignorar. 

A história de Portugal revisitada desde os seus mitos fundadores, antes da criação da nacionalidade. Da autoria de Miguel Real, que para além de romancista se tem afirmado como um dos mais destacados estudiosos de temas da Cultura Portuguesa da última década.

“Sou professor, falo muito e, quando falo, o cérebro embala” 
Miguel Real é o pseudónimo literário de Luís Martins. Nascido em 1953, este escritor, ensaísta e professor de filosofia adora explicar tudo ao mais ínfimo pormenor, dando exemplos que nos prendem a atenção e têm o condão de nos pôr a imaginar.

Nasceu em Lisboa e é sintrense por adopção. “Sou professor, falo muito e, quando falo, parece que estou a dar uma aula. Isto cá no cérebro está programado e embala”, brinca.

É autor de numerosas obras sobre Eduardo Lourenço ou António Vieira, é romancista e dramaturgo, tendo recebido o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB, em 1979, com O Outro e o Mesmo. Em 2006, conquistou o Prémio Literário Fernando Namora com o romance A Voz da Terra.

Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa e é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta, com uma tese sobre Eduardo Lourenço. É actualmente colaborador do Jornal de Letras, Artes e Ideias onde faz crítica literária.

Colaborou no programa de rádio Um Certo Olhar, da Antena 2, apresentado por Luís Caetano, com nomes como Maria João Seixas, Luísa Schmidt e Carla Hilário Quevedo.