Desporto

Filipe Gomes nadou nos campeonatos do mundo pela sétima vez

6 ago 2023 12:00

A residir em Leiria desde criança, o nadador do Náutico de Leiria voltou a representar a selecção do Malawi, país onde nasceu

filipe-gomes-nadou-nos-campeonatos-do-mundo-pela-setima-vez
Filipe Gomes, de 26 anos, é atleta do Náutico de Leiria
Instagram Filipe Gomes

Na mala não trouxe nenhuma medalha, mas veio com a “sensação de dever cumprido” e “mais uma experiência muito enriquecedora”. Filipe Gomes, atleta do Clube Náutico de Leiria, participou pela sétima vez nos campeonatos do mundo de natação, decorridos em Fukuoka, no Japão, no final de Julho.

A residir em Leiria desde criança, é as cores do Malawi, país onde nasceu, que Filipe Gomes representa e pretende continuar a vestir.

Nos campeonatos do mundo participou em três provas, tendo a primeira sido de 100 metros livres, onde terminou no 90.º lugar. “Nesta prova estava ainda a sofrer de jet lag, e não correu como esperava”, reconhece o nadador de 26 anos.

Seguiram-se duas estafetas. Na primeira a equipa foi eliminada e, na segunda (4x100 metros), alcançaram a 41.ª posição. “Nesta estafeta igualei o meu recorde pessoal, estabelecido em 2018. Foi uma boa prova”, afirma.

Num balanço da participação nos mundiais de natação, Filipe Gomes refere que “apesar de não ter começado da melhor forma, foi uma participação muito positiva”.

“Estas participações são sempre importantes para o nosso crescimento e evolução”, afirma o nadador, cujo objectivo passa agora por apurar-se para os Jogos Olímpicos de 2024.