Viver

Filipa Morgado inaugura exposição "Parentescos - Evolucionários e Revolucionários"

8 jan 2021 13:46

A mostra estará patente no antigo edifício do Lyceu Rodrigues Lobo, na Rua Tenente Valadim, em Leiria.

filipa-morgado-inaugura-exposicao-parentescos-evolucionarios-e-revolucionarios
Filipa Morgado
DR

Hoje, dia 8, às 17 horas, acontece a inauguração da exposição Parentescos - Evolucionários e Revolucionários, pela artista plástica Filipa Morgado, com um apontamento musical de violino, pela Orquestra Clássica do Centro.

A mostra estará patente no antigo edifício do Lyceu Rodrigues Lobo, na Rua Tenente Valadim, em Leiria.

"Proponho fazer uma exposição dos meus trabalhos de pintura no Tribunal da Comarca de  Leiria, no presente mês de Dezembro de 2020, com o título Parentescos - Evolucionários e Revolucionários, que apresentará uma série de  pares ou famílias de quadros que compõem en- tre si uma linguagem semelhante, que propõem  uma evolução ou desconstrução, que se apresentam em espelho, ou simplesmente que pretendam ser contíguos e manter-se por perto", Filipa Morgado.

Filipa Morgado nasceu em Caldas da Rainha, em 1988. Formou-se em Arquitectura pela FAUTL em 2014, tendo a oportunidade de estudar um ano em Buenos Aires. Após a finalização do mestrado vive e trabalha durante três anos na Cidade do México, onde criou e liderou projectos a várias escalas.

Começou a frequentar uma oficina de joalharia, actividade que desenvolve nos seus tempos livres.

A paixão pelo espaço levou-a a encontrar, na pintura, uma poesia que carregava e mal se podia revelar.

Após uma longa e inspiradora viagem pelo Canadá e Estados Unidos, volta a Portugal para estudar Cerâmica Criativa nas Caldas da Rainha durante um ano, onde adquiriu ferramentas e desenvolveu novos imaginários, agora a três dimensões.

A manipulação do barro juntou-se ao exercício diário da pintura.

Os seus desenhos e as suas esculturas são o reflexo de um mundo complexo que a habita.

Com a arquitectura do tempo e do espaço bem presentes, dedica-se hoje em dia por completo às artes plásticas, iniciando projectos que envolvam escolas e comunidades no meio rural.

Encontra na partilha de experiências a resposta genuínas às perguntas mais difíceis com as quais se vai cruzando.