Saúde

Filhos de fumadores têm maior risco de vir a fumar

12 jun 2016 00:00

Estudo refere que classe social não tem influência

filhos-de-fumadores-tem-maior-risco-de-vir-a-fumar-4341

Os filhos de pais fumadores têm uma maior susceptibilidade ou risco de vir a fumar, independentemente da classe sócio-económica a que pertencem, segundo um estudo feito em seis cidades europeias. Segundo a agência Lusa, o estudo foi realizado com base em inquéritos a mais de dez mil adolescentes (entre os 14 e os 17 anos) numa cidade em cada um dos seguintes países: Bélgica, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda e Portugal (Coimbra).

Joana Alves, investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública, adianta que a investigação, que foi divulgada este mês na publica- ção científica Journal of Public Health, vem mostrar que a maior susceptibilidade de os filhos de fumadores virem a fumar é idêntica em todas as classes sociais. “Sabemos que os pais que fumam predominam nas classes sócio-económicas mais baixas.

Com a susceptibilidade dos filhos igual em todas as classes, vamos ter no futuro uma transmissão destas desigualdades”, afirmou em declara- ções à Lusa. Isto mesmo é sublinhado no artigo: “se os comportamentos de pais e filhos fumadores estão associados, as desigualdades socio-económicas no acto de fumar vão reproduzir-se por gerações”. De acordo com o artigo, que cita também dados de estudos anteriores, ter os dois pais (pai e mãe) fumadores mais do que duplica o risco de vir a fumar.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.