Sociedade

Figueiró dos Vinhos: reconversão do Posto Aquícola de Campelo já está em execução

6 out 2020 11:44

Obra, no valor de 1,08 milhões de euros, tem como objectivo a produção, gestão e conservação de trutas assilvestradas.

figueiro-dos-vinhos-reconversao-do-posto-aquicola-de-campelo-ja-esta-em-execucao
Posto Aquícola do Campelo localiza-se no concelho de Figueiró dos Vinhos
DR

Já começou a adaptação do Posto Aquícola de Campelo, em Figueiró dos Vinhos. A candidatura, aprovada pelo Quadro Portugal 2020, integra o Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge e tem em vista ao posterior repovoamento sustentável dos cursos de água da região.

Trata-se de um investimento total de 1.081.747,73 euros e conta com um apoio financeiro de 75%, no valor de 811.310,81 euros, que servirá para produção, gestão e conservação de trutas assilvestradas.

Estão já em execução os trabalhos e estudos científicos que sustentam o projecto, a cargo da Universidade de Évora e do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Os investigadores têm desenvolvido, entre outros, “os trabalhos de monitorização do estado actual das populações de truta-de-rio e do respetivo habitat, ao longo da ribeira de Alge”, avança a autarquia de Figueiró dos Vinhos, em comunicado.

O trabalho técnico-científico realizado até ao momento tem-se baseado na realização de “amostragens de trutas, com recurso a pesca eléctrica, em 15 estações situadas entre a povoação de Alge, a confluência da ribeira com a albufeira de Castelo de Bode, na avaliação do habitat e de eventuais condicionantes à sobrevivência das trutas nesta área”.

Ao mesmo tempo, pretende-se “avaliar o comportamento destes animais na ribeira de Alge, através da marcação de trutas com radiotransmissores que permitem a sua localização ao longo na ribeira”.

Os trabalhos iniciaram-se no início do mês de Outubro e tem um prazo de execução de 300 dias. Prevê-se uma intervenção de fundo nas infraestruturas do Posto Aquícola de Campelo e a instalação de equipamento específico, com vista à sua adaptação e modernização para a criação de trutas assilvestradas.

O Posto Aquícola de Campelo será também um espaço de visitação para estudantes, visitantes, turistas e comunidade científica em geral.