Sociedade

Figueiró dos Vinhos atribui 30 mil euros a bombeiros locais

7 ago 2020 16:03

Paragem de serviços devido à pandemia de Covid-19 cortou a receita dos Voluntários

figueiro-dos-vinhos-atribui-30-mil-euros-a-bombeiros-locais
Devido ao coronavírus, bombeiros deixaram de fazer transportes, importante fonte de rendimento da corporação
CM FV

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos concedeu um subsídio extraordinário, no valor de 30 mil euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários local, após uma proposta do presidente da autarquia.

O autarca, com esta medida, reconhece as dificuldades que a corporação atravessa devido à pandemia da Covid-19. após uma exposição do presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários ao Município.

O Estado de Emergência provocou uma queda abrupta nas receitas da corporação, nomeadamente no sector da saúde (serviço de ambulância, emergência e transporte de doentes) pela não realização dos transportes relativos àqueles serviços, que constituem uma importante fonte de receita dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Face à diminuição da receita, a pandemia obrigou a um aumento bastante significativo da despesa, com aquisição de produtos de desinfeção, EPI – Equipamentos de Proteção Individual com as normas de segurança adequadas e exigidas para a proteção dos seus operacionais, bem como dos doentes transportados, isto tudo, em sintonia com as orientações veiculadas pela Organização Mundial de Saúde e da Direcção-Geral de Saúde.

O subsídio aprovado pelo Município equibale, sensivelmente, aos custos referentes a cerca de três meses de vencimentos dos bombeiros e cobre o corresponde ao período de paragem forçada de alguns serviços da corporação.