Viver

Festival regressa ao Pedrógão com a sardinha na broa ou no pão

29 jun 2021 11:00

Entre 9 de Julho e 1 de Agosto

festival-regressa-ao-pedrogao-com-a-sardinha-na-broa-ou-no-pao
Haverá ainda animação musical ao fim-de-semana
Alex Teixeira@Unsplash

Entre 9 de Julho e 1 de Agosto, o Festival da Sardinha está de volta à Praia do Pedrógão, concelho de Leiria.

Segundo a autarquia, este ano o evento contará com um formato diferente devido à pandemia.

"Uma das grandes novidades este ano é a participação de dez restaurantes da Praia do Pedrógão, que voltam a integrar o Festival da Sardinha, certame a que deram origem, tendo contribuído decisivamente para o seu sucesso", pode ler-se em nota.

Para resolver os constrangimentos provocados pela Covid-19, o festival terá duas variantes: a sardinha no prato, nos restaurantes aderentes da Praia do Pedrógão, ou a sardinha no pão ou na broa, num espaço próprio criado pelo município junto à rotunda do barco, a cargo do movimento associativo do norte do concelho.

O evento, cujo objectivo é a promoção da Praia do Pedrógão, da sua gastronomia e da restauração local, decorrerá aos fins-de-semana, às sexta-feiras, das 18 às 23 horas, aos sábados das 11 às 23 horas e aos domingos das 11 às 21 horas.

Participam a União Desportiva Recreativa do Coimbrão, Motor Clube, Associação Cultural Desportiva Promotora da Praia do Pedrógão e Centro Recreativo de Carvide e o Restaurante Quebra-Mar, Esplanada Praia Nova - Pedras, Restaurante Rotunda Mar (O Vítor), Restaurante A Rocha, Esplanada AMA, Restaurante Âncora, Café Central, RestauranteMarés Vivas, Restaurante Gente Gira e o Restaurante Tapas e Grill.

O evento contará com animação musical aos sábados, das 19 às 21 horas, com as bandas Tocándar, Farratuga e Bandinha da Moca, nos dias 10,17 e 24 de Julho, respectivamente, e com os Usados com Garantia no dia 1 de Agosto.

O festival terá ainda demonstrações culinárias, sempre com a sardinha como ingrediente principal, às 12 horas, nos dias 10 e 17 de Julho, com os chefs Rui Lopes e Nuno Pereira.

A 23.ª edição do Festival da Sardinha é organizado pelo Município de Leiria, em parceria com as Juntas de Freguesias do norte do concelho e com a restauração local.