Viver

Festival A Porta, dia 2: famílias no jardim

15 jun 2019 00:00

Actividades para a infância durante todo o dia.

festival-a-porta-dia-2-familias-no-jardim-10372

Ao segundo dia, o Festival A Porta invade o Jardim da Vala Real, junto ao rio Lis, entre a ponte Hintze Ribeiro e a ponte pedonal El-Rei D. Dinis, com o arranque do programa Portinha, que propõe variadas actividades para a infância, entre as 10 e as 20 horas.

Há yoga para crianças, pinturas faciais, uma redacção de mini-repórteres, conversas sobre o Sol, um piquenique de histórias, brinquedos em madeira, um cantinho do rock que é um palco aberto e jogos para toda a família.

Também no Jardim da Vala Real, este sábado, 15 de Junho, concerto de Ornitorrinco, às 17 horas, um dj set com a marca Anubis e a intervenção A Nuvem do colectivo Til, que, logo pela manhã, mas no Centro Cívico, convida para uma ajudada de decoração e sombreamento.

Na Casa Plástica, mesmo ao lado do Jardim da Vala Real, prossegue a exposição colectiva Nada Muda de Forma Como as Nuvens, a Não Ser os Rochedos e, até às 19:30 horas, acontece a experiência sonora que os First Breath After Coma estão a protagonizar, ao vivo, durante 24 horas consecutivas.

Às 15:30 horas, começa Color Chart: a Movement of Perception, de Daniela Pinheiro, peça composta por 21 módulos de amostras de cores que assumem variações de composição.

Ainda na Casa Plástica, às 18 horas, Vénus em Fúrias, co-criação de Rubene Palma Carlos e do colectivo Pizz Buin, uma instalação e performance sobre a condição do artista ao querer concretizar a respectiva obra. E às 19 horas, Dédalo, do trio Urso Pardo, dois actores e um autor a utilizarem a casa enquanto metáfora para o amor, a família e o autoconhecimento.

Depois de cair a noite, o Centro Cívico, às 22 horas, recebe a projecção do filme Nu, concebido pelos First Breath After Coma para o álbum homónimo.

Finalmente, na discoteca Stereogun, dois concertos: Ayamonte Cidade Rodrigo (à meia-noite) e La Jungle (uma da manhã), antes do dj set de Eduardo Morais.