Viver

Festival Novos Ventos leva teatro gratuito a Monte Redondo

23 jun 2022 11:07

Companhias profissionais, novo circo e espectáculos comunitários, este fim-de-semana, junto ao Museu do Casal de Monte Redondo

festival-novos-ventos-leva-teatro-gratuito-a-monte-redondo

Neste fim-de-semana, o festival de teatro e novo circo Novos Ventos, organizado pelo Leirena, muda-se para Monte Redondo.

No pinhal junto ao Museu do Casal de Monte Redondo, as apresentações começam esta sexta-feira, 24 de Junho, pelas 21:30 horas, com o espectáculo de novo circo Descontínuo, que é o resultado de uma residência artística em Leiria proporcionada pelo Leirena, através de uma bolsa de criação, para alunos do Instituto Nacional de Artes do Circo, localizado em Famalicão.

No mesmo local e à mesma hora, mas no sábado, a companhia espanhola La Gata Japonesa, proveniente de Madrid, leva a palco Los Viajes de Bowa.

Finalmente, no domingo, 26 de Junho, com início às 15 horas, estão agendados quatro espectáculos de teatro comunitário, por grupos de Monte Redondo que estiveram a trabalhar com o Leirena.

Para fechar, ainda no domingo, pelas 21:30 horas, a Companhia de Teatro do Chapitô, de Lisboa, apresenta o espectáculo Napoleão ou o Complexo de Épico.

O acesso é gratuito nos três dias.

Durante quatro fins-de-semana, desde 17 de Junho, além de receber várias companhias profissionais, o Novos Ventos volta a criar momentos de teatro comunitário com a população – um encenador e actores do Leirena estão com os grupos durante uma semana a trabalhar temas locais – e acolhe quatro residências artísticas proporcionadas por bolsas atribuídas a estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto, e do Instituto Nacional de Artes do Circo, de Famalicão.

Ao todo, em 2022, o festival vai oferecer 32 espectáculos (12 profissionais e 20 comunitários) e envolver 355 pessoas e 26 colectividades, nas freguesias de Marrazes, Monte Redondo, Arrabal e Cortes.