Sociedade

Festival do Chícharo regressa com mais espaço e desejo de ser "uma marca" da região

24 nov 2021 20:00

Evento começa esta quinta-feira e termina na segunda-feira. Será necessário apresentar certificado de vacinação ou auto-teste feito no local com apoio dos bombeiros.

festival-do-chicharo-regressa-com-mais-espaco-e-desejo-de-ser-uma-marca-da-regiao
Festival Chicharo da Serra realiza-se há 15 anos.
DR

Depois de um ano de interregno, devido à pandemia o festival Chícharo da Serra está de volta a Santa Catarina da Serra, freguesia do concelho de Leiria, para a 15.ª edição.

O evento arranca esta quinta-feira, dia 25, e termina na segunda-feira, com "mais espaço" na tenda gastronómica e com a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação ou realização de auto-teste à Covid-19, feito no local com acompanhamento dos bombeiros.

"Queremos um evento seguro, adaptado à contingência do momento e com todas as condições para receber as pessoas em segurança", afirma Edgar Neves, presidente da ForSerra, instituição organizadora do festival.

Ao longo dos cinco dias, são esperados "milhares de visitantes" para degustar o tradicional chícharo, que será servido em quatro tasquinhas, cujo serviço é assegurado por outras tantas associações.

O evento contará também com cerca de 30 stands, onde o visitante poderá "conhecer o comércio e entidades locais", e um vasto programa de animação. Este, terá lugar em dois pontos: na tenda da gastronomia e no espaço "Noites do Chícharo", por onde passarão vários DJ e artistas, com destaque para Dino D´Santiago, que actuará na noite de sábado (ver caixa).

A novidade deste ano prende-se com a realização de uma caminhada solidária, marcada para as 9:30 horas de sábado, em substituição do trail. Para participar, é necessário entregar um bem alimentar, que será depois distribuído por famílias carenciadas, através da Conferência de São Vicente de Paulo.

Além de promover o chícharo e ajudar as associações locais, que têm no evento "uma importante fonte de receita", o Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra quer agora afirmar-se como "uma marca" do concelho. O desejo, frisa Edgar Gaspar, é que o certame possa ser "sentido" como "um evento da região e não apenas de Santa Catarina da Serra".

Os bilhetes de acesso estão disponíveis para venda na bilheteira online em www.ochicharodaserra.com, em alguns estabelecimentos locais ou à porta do festival dos dias do evento.

Dino d' Santiago actua no sábado

Ao longo dos cinco dias do evento, haverá animação quer na tenda gastronómica, quer no espaço "Noites do Chícharo".
A abertura do festival acontecerá esta quinta-feira, dia 25, às 20 horas, com a presença dos presidentes da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça, José Artur Ferreira, e da ForSerra, Edgar Neves. Neste dia, a animação ficará a cargo de Fokaenergie, da Banda Cork e Djs 2Glazen.
Na sexta-feira, dia 26, na tenda da gastronomia actua o organista Isidro Alves, a banda The Peorth, Xtinto, Julinho KSD, Dj Fifty e Dj Ziko.
No sábado, dia 27, a animação da tenda gastronómica será assegurada pela Escola de Concertinas Carlos Barbosa, Cavaquinhos de São Jorge, Rancho Folclórico de São Guilherme e o organista João Vítor. A banda Strangers, os Fonzie, Dino D´Santiago e a Dj Zanova vão estar nas Noites do Chícharo.
No domingo, dia 28, a Escola de Concertinas Carlos Barbosa, a tuna académica TADEL e o organista Bruno Ricardo animarão a tenda de gastronomia ao longo de todo o dia. Na tenda das Noites do Chícharo a música estará à responsabilidade do Instituto Jovens Músicos, a banda Gente Nossa, Sons do Minho, e o percussionista Picadrums a acompanhar o Dj ZIKO.
Na segunda-feira, dia 29, último dia do festival, o encerramento acontece pelas 15 horas.
Ao longo dos cinco dias estão ainda previstos vários ShowCooking’s.