Economia

Festival do Chícharo de Alvaiázere tem quase duas décadas

2 out 2019 00:00

Na sua 39.ª, o festival assume-se como uma identidade do concelho.

festival-do-chicharo-de-alvaiazere-tem-quase-duas-decadas-10715

Alvaiázere Capital do Chícharo, que integra a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e o Festival Gastronómico do Chícharo, assume-se hoje como a “identidade” do concelho. As palavras são da presidente de Câmara, Célia Marques, que realça que o certame tem “vindo a conquistar cada vez mais participantes e visitantes”.

Na sua 39.ª edição, o FAFIPA "reúne um conjunto de actividades e que envolve toda a comunidade".

"É um momento de grande relevo para a economia local e para a mostra daquela que é a identidade de Alvaiázere. É o que nos distingue na região. Há um esforço por criar marca para quem nos visita”, salienta a autarca.

Segundo Célia Marques, o certame tem vindo a aumentar o números de participantes. Este ano estarão presentes 60 produtores e 48 artesãos. 

“Este ano teremos pela primeira vez um espaço de artes, com desenvolvimento de trabalhos ao vivo. No âmbito das tasquinhas, há as associações que estão a trabalhar na apresentação de novos pratos e iguarias tendo por base o chícharo. Há muita motivação e vontade para diversificar a oferta e inovar para quem nos visita todos os anos tenha algo diferente”, explica.

O festival, que arranca no dia 11 de Outubro e termina no dia 13, conta ainda com uma demonstração culinária, promovida pela Confraria do Chícharo e pela Confraria do Arroz das Lezírias.

Haverá ainda espaço para duas mesas redondas, que irão abordar o Impacto da economia circular no desenvolvimento sustentável e Gastronomia e turismo.

“Toda a animação nos três dias é recheada com cavaquinhos, concertos, animação de rua, a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, entre muitos outros, onde não falta o festival do acordeão, que já é uma referência. É uma oferta cultural bastante transversal”, acrescenta.

Mantém-se em agenda a realização do emblemático passeio de tractores, do passeio de motas e do passeio de bicicletas antigas.

O desporto também integra o Alvaiázere Capital do Chícharo, estando prevista a realização da segunda edição do torneio de futebol de formação Al-Bayazira Youth Cup.

Célia Marques informa que não é conhecido o número de visitantes, porque a entrada é gratuita. “A única quantificação que se pode fazer é através das refeições servidas, mas além do local do festival, todos os restaurantes são aderentes, o que torna ainda mais difícil ter um número.”

“É nossa ambição, no futuro, criar um modelo que nos permita saber, porque sabemos que o número tem vindo a crescer. Existe um reconhecimento do evento na região e onde há valor económico. É um meio de promoção do território e dos seus recursos endógenos, potenciando, desta forma, o surgimento de mais oportunidades de negócio, o crescimento da economia local e o reforço da notoriedade do concelho”, conclui a presidente.