Viver

Festival de teatro mobiliza escolas de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Ourém

10 abr 2024 10:15

No programa do 29.º Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco consta também o projecto Panos, do Teatro Nacional D. Maria II

festival-de-teatro-mobiliza-escolas-de-leiria-batalha-marinha-grande-e-ourem
Há quatro peças em agenda de hoje até sábado
CML

Mais de duas dezenas de espectáculos ainda podem ser vistos no 29.º Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco, que está a decorrer desde Fevereiro e se prolonga até ao final de Junho.

Esta quarta-feira, 10 de Abril, pelas 15 horas, no Teatro Miguel Franco, o Calaboca, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, apresenta Tabu: a Manifestação.

“Um grupo de estudantes está acampado há uma semana em frente à Assembleia da República, numa manifestação em defesa do meio ambiente. As emoções estão ao rubro enquanto tentam compreender se irão prolongar a manifestação e acabar em grande, ou se hão de a dar por terminada e voltar para casa. São diversos os temas que surgem nas suas discussões, como a cultura de cancelamento, a masculinidade tóxica, pressão social, substâncias ilícitas, entre outros. Para muitos, é a primeira vez que podem dar voz aos seus pensamentos”, pode ler-se na sinopse.

Nos próximos dias, também no Teatro Miguel Franco, há outros três espectáculos em agenda: quinta-feira, às 21:30 horas, É do Sonho que Partem Todos os Caminhos, pelo Dramatecos, do Agrupamento de Escolas da Batalha; sexta, depois das 21 horas, A Princesa Vai Nua, do Clube de Teatro do Centro Escolar da Barreira; e sábado, com início às 21:30 horas, O 25 de Abril Contado às Crianças... por Crianças, do EmCena, colectivo do Instituto Jovens Músicos.

Teatro José Lúcio da Silva, Jardim Luís de Camões e Museu de Leiria são outros espaços que recebem o Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco em 2024, com destaque para a passagem por Leiria do projecto Panos, do Teatro Nacional D. Maria II, entre os dias 17 e 19 de Maio, também integrada no programa.

Organizado pelo Município, o certame tem por objectivo levar a palco peças produzidas pelas escolas participantes.

Este ano, segundo a Câmara de Leiria, volta a envolver centenas de alunos, professores e actores.

Ao todo, participam mais de duas dezenas de entidades, que, além de escolas do ensino público, particular e artístico dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Ourém, também incluem companhias de teatro e outras organizações.