Viver

'Festival Bons Sons' arranca em força hoje, em Cem Soldos

11 ago 2017 00:00

A aldeia de Cem Soldos abriu ontem à noite as portas, com a recepção ao campista, mas o cartaz do Festival Bons Sons começa, hoje, forte.

festival-bons-sons-arranca-em-forca-hoje-em-cem-soldos-6975

11 AGOSTO

10:00   MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
14:00   BAND’OLIM MPAGDP
15:45   SINGULARLUGAR MPAGDP
16:45   WHALES Giacometti
17:45   ANA JEZABEL E ANTÓNIO TORRES Auditório
18:00   MANUEL FÚRIA E OS NÁUFRAGOS Tarde ao Sol
19:15   SURMA Giacometti
20:45   HOLY NOTHING Lopes-Graça
22:00   GLOCKENWISE Eira
23:15   VIRGEM SUTA Lopes-Graça
00:30   CAPITÃO FAUSTO Eira
01:45   THUNDER & CO Aguardela
03:00   GROOVE SALVATION Aguardela

Hoje, há concertos com Band’Olim na igreja de São Sebastião, um projecto de originais com raízes na tradição musical portuguesa, folk e clássica, seguidos de SingularLugar, um duo com sotaque lusófono a criar pontes entre o popular e o erudito, que incluem no reportório composições originais, além de temas tradicionais e canções de Fausto e José Afonso.

Vencedores da edição 2016 do Festival Termómetro, os Whales, de Leiria, são uma das mais recentes revelações da nova música de Leiria e vão estrear esta edição do Palco Giacometti.

No adro da igreja, Manuel Fúria no seu percurso a solo acompanhado pelos Náufragos mantém o cruzamento pródigo entre o rock e a música tradicional portuguesa, que já havia ensaiado no seu projecto colectivo Os Golpes.

De volta ao coreto, vamos poder ver Surma, a one-woman-band, de Leiria também, com sons que oscilam entre o jazz e o post-rock, a pintar-nos paisagens desconhecidas.

Com o cair da noite e a inaugurar o soalho do Palco Lopes Graça, os Holy Nothing, vão misturar projecções com sintetizadores, palavras com imagens, música com cinema.

A percorrer o espaço entre o rock’n’roll e o garage-rock com pinceladas indie dos 80s, o quarteto barcelense Glockenwise vai inflamar o Palco Eira.

Os Virgem Suta transpiram portugalidade e assumem-no. Vão tocar guitarras, adufe e cavaquinho no palco mais central, porque lhes é natural e a isto juntar uma letra mordaz que só contribui para dançarmos com um sorriso.

À nossa espera no Palco Eira vão estar os Capitão Fausto com três álbuns de canções orelhudas em carteira. Entre o rock e a pop, têm-se afirmado na cena musical portuguesa com crescente maturidade e inspiração.

A pista de dança liderada pelo Palco Aguardela começa com a batida balançante de Thunder & Co., uma referência nos valores emergentes da música portuguesa, com um registo sonoro único e emocionante.

A fechar a noite, Groove Salvation traz as suas remixagens com sons house, deep house e tech house.

Além do cartaz musical, o Auditório é o espaço das artes performáticas em parceria com a Materiais Diversos. Hoje Ana Jezabel e António Torres trazem um debate sobre o próprio corpo, sobre as suas características, sobre a personalidade que o veste, aspectos para esquecer, ocultar, e que, contudo, perduram e emergem incontrolavelmente.

E amanhã há mais.