Viver

Festival A Porta reabre Orfeão Velho e antiga pousada da juventude

22 abr 2022 16:05

Salvador Sobral, acompanhado por André Santos, tem concerto agendado no jardim interior da antiga pousada da juventude em Leiria

festival-a-porta-reabre-orfeao-velho-e-antiga-pousada-da-juventude
Salvador Sobral é um dos primeiros três nomes anunciados para a sétima edição do festival
DR/Arquivo

A antiga pousada da juventude receberá, entre 12 e 19 de Junho, a sétima edição do festival A Porta, que volta ao centro histórico de Leiria, e conta com actuações de Titica, Salvador Sobral e André Santos, e Club Makumba, para além do regresso dos jantares, para quem se inscrever - sejam conhecidos ou desconhecidos -, em casas particulares de famílias.

“É difícil pôr em palavras o que isto representa para nós e é com […] muita alegria que vos avançamos esta novidade”, declararam os organizadores ontem, dia em que também foi revelado que as obras na Villa Portela, que acolheu a edição passada, arrancam na próxima semana.

Já hoje, o festival A Porta anunciou que também vai abrir ao público o edifício do Orfeão Velho.

A antiga pousada da juventude será palco de uma exposição colectiva de artes plásticas, intitulada Casa Plástica, com o palco do jardim interior, “onde haverá muitas surpresas”, a ser primeiro pisado por Salvador Sobral e André Santos.

“Já são alguns os edifícios adormecidos do nosso centro histórico onde conseguimos que as portas se abrissem para todos e, em especial, às mais variadas formas de arte”, anunciaram os organizadores do festival, prometendo que os visitantes “terão oportunidade de perceber [o] porquê” da abertura temporária do edifício, que fechou ao público há aproximadamente dez anos.

Este anúncio chega numa altura em que está a ser debatido o futuro da antiga pousada de juventude, com a possibilidade de retomar o edifício à sua antiga função descartada. A autarquia defende a extensão da “sobrelotada” Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira à pousada, tendo já iniciado contactos com o Governo nesse sentido.

Comércio sustentável no Orfeão Velho

A antiga pousada da juventude não é o único edifício do centro histórico a reabrir portas no âmbito do festival, com o espaço do Orfeão Velho, na Rua Direita, a acolher o Bazar Circular d’A Porta, um recinto destinado à venda de produtos sustentáveis. As marcas, prometem os organizadores, desafiarão os consumidores a “pensar sobre o futuro do planeta” e o seu papel na preservação deste, através de decisões “acertadas” em “coisas tão simples” como o que se come, bebe ou veste.

O programa de actividades do festival A Porta regressa este ano ao seu formato original, num evento “itinerante e em constante diálogo” com os espaços, pessoas e projectos da área mais antiga de Leiria.

Até agora, foram divulgados três nomes para esta edição do festival. Titica, cantora, compositora e dançarina transsexual natural de Angola actuará o seu repertório, que combina géneros como kizomba e afro house, enquanto Salvador Sobral acompanhar-se-á do músico André Santos, apresentando temas do seu mais recente disco, bpm, lançado no ano passado. O terceiro nome anunciado é dos Club Makumba, fundados por Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind) e João Doce (Wraygunn), a que se juntam agora Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo.

Para além da Casa Plástica e do Bazar Circular d’A Porta, também estão planeadas a Portinha, que concebe oficinas e apresentações para os mais novos, e a iniciativa 1001 portas, que propõe instalações e actividades em espaço público e feiras vocacionadas para a arte e a sustentabilidade.