Viver

Festa dos Museus é “balão de ensaio” para a Capital Europeia da Cultura

15 mar 2018 00:00

Leiria | Artes 'invadem' espaços museológicos.

festa-dos-museus-e-balao-de-ensaio-para-a-capital-europeia-da-cultura-8342
Maria Anabela Silva

A Festa dos Museus vai voltar aos espaços museológicos de Leiria que, de 16 a 22 de Abril, serão 'tomados de assalto' pelas várias expressões artísticas, desde a música, passando pelo cinema, pela dança e pelo teatro até às artes circenses, com um programa que se completa com visitas guiadas, oficinas criativas, roteiros e jogos tradicionais.

Será a terceira edição do evento que, no próximo ano, se quer estender a outros concelhos vizinhos, num “balão de ensaio” para a capacidade da região organizar a Capital Europeia da Cultura de 2027, como explicou o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, durante a apresentação da Festa dos Museus 2018.

Segundo o autarca, a edição deste ano reflecte já a ambição de o evento extravasar as fronteiras do município, com a inclusão no programa de artistas de “base regional”, como a dupla Beatbombers e Omiri, de Caldas da Rainha, e outros projectos com ligações a Óbidos e a Coimbra.

O passo seguinte poderá ser dado já em 2019, alargando a iniciativa a “outros patrimónios da região”, de modo a “criar uma rede com coesão capaz de receber eventos de grande dimensão europeia no futuro", revelou Gonçalo Lopes.

“Esse vai ser o grande desafio dos próximos anos”, referiu o vereador, assumindo que gostaria “muito” que a Festa dos Museus pudesse chegar também aos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça ou ao Convento de Cristo, em Tomar, patrimónios mundiais d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ