Economia

Férias: maioria dos portugueses ainda vai para fora cá dentro

13 ago 2016 00:00

Em tempo de férias, a maioria dos portugueses que passa este período fora de casa fica em Portugal. Segundo um estudo do Cetelem, subiu ligeiramente a percentagem dos que saem do País.

ferias-maioria-dos-portugueses-ainda-vai-para-fora-ca-dentro-4804
Raquel de Sousa Silva

Este ano, 56% dos portugueses planeiam passar férias fora de casa, em Portugal ou no estrangeiro, uma subida em relação a 2015, quando eram apenas 50%, revela um estudo do Observador Cetelem. Ao mesmo tempo, a percentagem dos que não vão de férias por não terem disponibilidade financeira caiu de 31% para 25%.

Entre aqueles que vão fazer férias fora do local da sua residência, 81% ficará em Portugal. Muitos (64%) viajam sem fazer reserva antecipada. “Grande parte dos portugueses que passam férias no País fica em casa de familiares, amigos ou nas suas próprias residências secundárias, o que justifica a percentagem elevada de pessoas que não faz reservas”, refere Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.

Já os que vão para o estrangeiro - e este ano são 15%, contra os 13% de 2015 - optam maioritariamente pelas agências de viagens (46%), enquanto 36% faz as reservas através de plataformas online. Espanha é o destino principal dos que passam férias fora do país, aponta o estudo.

Tendência que se verifica também entre os residentes em Leiria e na Marinha Grande, segundo foi possível apurar junto das agências de viagens contactadas. As ilhas Baleares (Palma de Maiorca, Ibiza e Menorca) e as Canárias (Tenerife, Lanzarote e Gran Canária) estão entre os destinos mais populares. Mas também há quem compre férias em Marrocos, Cuba, México ou República Dominicana.

Destinos até há uns anos muito em voga, devido à “boa relação qualidade preço”, como Turquia, Tunísia e Egipto, deixaram de ser procurados. Não apenas por motivos económicos, mas sobretudo por receio, devido aos atentados que têm ocorrido um pouco por todo o lado, apontam os profissionais de Leiria e Marinha Grande ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.