Viver

Feriado prolongado da Páscoa trará recriações e jogos tradicionais à principal avenida da Nazaré

10 mar 2024 09:00

Tradições de épocas festivas regressam à marginal da Nazaré de 29 a 31 de Março

feriado-prolongado-da-pascoa-trara-recriacoes-e-jogos-tradicionais-a-principal-avenida-da-nazare
Desfile etnográfico será um dos eventos a realizar
CMNazaré

As tradições de épocas festivas na Nazaré regressarão à rua para reviver brincadeiras de infância, usos e costumes, mercados e trajes de há décadas, contribuindo para a preservação da identidade cultural deste destino turístico, adianta a câmara, que irá organizar eventos de 29 a 31 de Março, com a colaboração de grupos etnográficos.

A iniciativa "visa fazer a animação de rua de uma época, geralmente, de forte atracção turística, de visitantes nacionais e estrangeiros [120 nacionalidades registadas na última década pelos Postos de Informação e Turismo], para apresentar um concelho que preserva o orgulho pelas suas raízes culturais, ligadas ao mar e à pesca", salienta a autarquia.

"Na sexta-feira Santa, 29 de Março, às 15 horas, decorrerá o Mercado à Moda Antiga assim como a iniciativa dos Jogos Tradicionais, frente ao Centro Cultural da Nazaré. A actividade, desenvolvida pelos grupos etnográficos, vestidos a rigor com as sete saias rodadas e ricamente bordadas ou com as camisas de axadrezadas de escocês e ceroulas do mesmo tecido, cinto e barrete, pretende envolver os visitantes e ensinar à geração mais nova como se passavam, antigamente, os tempos livres e de convívio na rua", refere o município.

Sábado, 30 de Março, será dia de folclore, com o festival do Rancho Tá-Mar, às 15 horas, o que inclui o desfile dos grupos convidados e a actuação de todos no palco montado em frente à Praça Sousa Oliveira.

"Será uma excelente oportunidade para conhecer, tanto a diversidade como a riqueza de etnográfica dos trajes como os artefactos que cada região/localidade usava, comunicando, dessa forma, como se compunha a sociedade em termos hierárquicos e profissionais", realça a organização.

O último dia da iniciativa Páscoa 2024 será de desfile etnográfico, pelo Grupo de Danças e Cantares da Nazaré, numa nova oportunidade de conhecer, através dos objectos, trajes, artefactos de trabalho e modos de estar como era a sociedade de há décadas na Nazaré.

Pela marginal, a partir das 15:30 horas, desde o Centro Cultural [antiga lota, numa área dedicada ao Museu (Vivo) do Peixe Seco] até ao palco, nas imediações da Praça Sousa Oliveira, desfilarão dos trajes mais ricos aos de trabalho de uma comunidade que nasceu em redor do mar e do que este lhe dava, numa manifestação cultural que dirá muito de como foram os tempos dedicados em exclusivo ao elemento que embeleza a vila e que tantas notícias tem gerado mundo fora", valoriza a câmara.