Desporto

Federação certifica União de Leiria enquanto entidade formadora

9 nov 2015 00:00

União de Leiria já é formalmente considerada como entidade formadora durante a época que decorre

federacao-certifica-uniao-de-leiria-enquanto-entidade-formadora-2419

Os últimos dias foram activos para os lados do departamento de futebol juvenil da União de Leiria. No sábado, as equipas da miudagem foram apresentadas à sociedade em pleno Mercado de Sant'Ana, mas no silêncio dos gabinetes havia muito mais trabalho.

Tudo porque pessoal administrativo, treinadores e dirigentes procuravam concluir o documento que candidatou o clube ao certificado de entidade formadora. Foi “um mês de trabalho árduo”, mas os resultados estão à vista.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aceitou a candidatura da União Desportiva de Leiria, que será, a breve prazo, alvo de um auditoria e então, se forem confirmados os pressupostos da proposta, será recompensado com a atribuição da certificação para 2016/17.

Para já, o que mais preocupa os responsáveis é a inexistência de um desfibrilhador em Santa Eufémia, algo que terão de resolver rapidamente. No entanto, só pelo facto de se ter candidatado, a União de Leiria já é formalmente considerada como entidade formadora durante a época que decorre.

E isso tem consequências muito importantes para o emblema que completa cinco décadas no próximo ano, pois permite, por exemplo, “celebrar contratos de formação profissional sem riscos de nulidade jurídica”, explica Fernando Encarnação.

Para o vice-presidente para o futebol de formação, esta é uma “excelente notícia” para a União de Leiria. O clube, está convicto, irá obedecer ao elenco de exigências da FPF, que irá visitar a Academia de Santa Eufémia até ao final do mês de Janeiro e que terá até Junho do próximo ano para emitir o certificado.

Os requisitos desdobram-se em vários aspectos: planeamento e orçamento, estrutura organizacional, recrutamento, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social, recursos humanos, instalações e produtividade.

“Foi um grande trabalho, de muita gente, e que nos deu muita satisfação. Ficámos a conhecer melhor o nosso próprio clube, os nossos pontos fortes e as limitações.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente