Viver

Fechados numa sala com enigmas para decifrar. Isto é Escape Room

29 set 2017 00:00

Jogos que enviam o grupo para o espaço, para entrar na mente de Fernando Pessoa ou para entrar no covil de um serial killer são algumas das opções.

fechados-numa-sala-com-enigmas-para-decifrar-isto-e-escape-room-7229
Daniela Franco Sousa

Para gente curiosa, persistente, que gosta de sentir os efeitos da adrenalina, sem ter de arriscar a própria vida, há um espaço na região que proporciona um misto de emoções fortes. Trata-se do Escape Room Leiria e fica na Rua Dom António da Costa, no centro histórico da cidade.

O escape room é um jogo que começou por ser virtual, mas que os japoneses passaram a transpor para o mundo real. Entretanto, quer na Ásia quer nos Estados Unidos estes jogos já se tornaram numa indústria em expansão.

De acordo com um artigo da NiT, os escape room chegaram a Portugal em 2014 e rapidamente se espalharam pelo País. Mas do que é que estamos a falar exactamente? De jogos cheios de enigmas e mistérios, onde o objectivo é apenas escapar.

Lisboa e Porto são as cidades onde há mais opções, mas também é possível realizar estes desafios com os amigos em Coimbra, Óbidos, Setúbal e até no Funchal, aponta a NiT. As histórias são todas diferentes, mas o objectivo nem por isso — o grupo vai ser fechado numa sala e tem de sair.

Jogos que enviam o grupo para o espaço, para entrar na mente de Fernando Pessoa ou para entrar no covil de um serial killer são algumas das opções. Mas também há temas burlescos, casas inteiras cheias de salas com mistérios por desvendar ou salas onde o objectivo é fugir de António, um coveiro bêbado que arrasta as pessoas para o cemitério onde trabalha.

Por cá, Ana Santos e o marido, Paulius Peldzius, que viveram na Irlanda, decidiram importar o conceito para Leiria. Inauguraram a primeira sala em meados de Julho, que baptizaram de O Retiro Misterioso, um espaço decorado ao estilo do século XIX, onde o objectivo é que os participantes, fechados entre quatro paredes, resolvam em 60 minutos uma série de enigmas, puzzles, até descobrirem a chave final que os pode fazer sair d'

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ