Viver

FBAC vão ao Primavera Sounds

22 dez 2016 00:00

Os First Breath After Coma (FBAC), banda de Leiria, vão partilhar o palco com Aphex Twin, Bon Iver, Swans, Metronomy, Tycho, Nicolas Jaar, Rodrigo Leão & Scott Matthew, Wand e Samuel Úria, entre outros, na edição do ano que vem do NOS Primavera Sound.

fbac-vao-ao-primavera-sounds-5612
Jacinto Silva Duro

A organização do festival, que se realiza no Parque da Cidade do Porto, de 8 a 10 de Junho, revelou na terça-feira ao fim do dia o seu cartaz. A banda da Omnichord Records mostra assim que está num momento alto da sua carreira, depois de ter lançado o novo álbum Drifter, em 2016, após marcar presença no Reeperbahn Festival,em Hamburgo, em Setembro, e de, em Outubro ter passado por Reutlingen, Hannover, Krefeld, Berlim e Kassel, também na Alemanha.

Pelo meio aproveitou, para, em Novembro, fazer uma ida a Londres para lançar um vinil. Em 2017, o grupo de Roberto Caetano, Telmo Soares, Rui Gaspar, Pedro Marques e João Marques passa já, entre 11 e 14 de Janeiro, pelo Eurosonic Noorderslag 2017, que acontece em Groningen, na Holanda.

O país convidado desta grande festa da música emergente é Portugal e o nosso País vai mandar uma verdadeira armada de talentos à conquista do público europeu. Aliás, a organização do Eurosonic pediu a meios de comunicação europeus para recomendarem os concertos que mais expectativa devem gerar na edição de 2017 e há três bandas nacionais nas dez mais votados.

Uma delas são os FBAC, a que se junta outra banda do distrito de Leiria, os Memória de Peixe, de Caldas da Rainha, e os Best Youth (Porto).