Viver

Fátima inaugura hoje "Jesus sem-Abrigo" e assinala Dia Mundial dos Pobres

19 nov 2023 09:35

Às 12 horas, no Recinto de Oração de Fátima, junto à alameda do lado sul

fatima-inaugura-hoje-jesus-sem-abrigo-e-assinala-dia-mundial-dos-pobres
Escultor estará presente na inauguração
Fotografia: Ricardo Graça

O Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica assinala, hoje, domingo, dia 19, servirá para o Santuário de Fátima inaugurar a escultura “Jesus sem-abrigo”, uma réplica de uma peça que está patente no Vaticano e noutras cidades do mundo.

Será às 12 horas, que o Recinto do Santuário de Fátima, junto à alameda do lado sul, passará a albergar a escultura em bronze fundido, da autoria de Timothy Schmalz.

Com este trabalho, o artista pretende retratar os sem-abrigo que vivem nas nossas cidades.

“Esta peça tem sido colocada em diferentes lugares do cristianismo, a fim de com ela se denunciar este drama social”, refere, em nota o Santuário de Fátima.

Barcelona, Florença, Singapura, Joanesburgo, Dublin, Madrid, Rio de Janeiro, Seul ou Nova Iorque, são algumas das cidades citadas pelo texto.

Segundo o gabinete de comunicação do recinto mariano, a escultura representa Cristo a dormir num banco de jardim, agasalhado apenas por uma manta fina, nos seus pés, vêem-se as feridas da crucificação.

A Igreja Católica assinala hoje o 7.º Dia Mundial dos Pobres, com o lema: “não desvieis o olhar dos pobres”.

Na inauguração, estarão presentes D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, o Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima e o escultor Timothy Schmalz.