Sociedade

Fátima acolhe peregrinação da comunidade surda

7 set 2021 11:59

Celebrações serão traduzidas por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa

fatima-acolhe-peregrinacao-da-comunidade-surda
Redacção/Agência Lusa

A comunidade surda em Portugal peregrina, este Domingo, 12 de Setembro, pela sétima vez ao Santuário de Fátima. “Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o grupo de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do santuário”, referem os serviços de comunicação do templo mariano.

De acordo com informação no sítio na internet do santuário, o programa “inicia com uma saudação a Nossa Senhora e abertura da peregrinação, na Capelinha das Aparições, pelas 09:30”.

“Meia hora depois, haverá tempo para uma celebração penitencial, na Capela da Ressurreição de Jesus", e, pelas 11:30, decorre uma visita à exposição temporária “Os Rostos de Fátima”, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A visita vai ter “o acompanhamento de técnicos do Museu do Santuário de Fátima que, em alguns pontos da exposição, explicitarão os seus núcleos aos peregrinos surdos”, adianta.

“Isto far-se-á em pequenos grupos e com o acompanhamento de intérpretes” de Língua Gestual Portuguesa, explica o santuário, precisando que “o museu desenhou um roteiro específico para esta peregrinação, quer ao nível dos núcleos a destacar, quer da forma de comunicar os conteúdos tendo em conta o público-alvo”.

Às 15:00, na Basílica da Santíssima Trindade, é celebrada a missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, com a segunda leitura a ser proclamada em Língua Gestual Portuguesa.

Segue-se uma explicação e reflexão “a partir dos vitrais de João de Sousa Araújo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, que “incidirá particularmente sobre a figura de Maria”, retratada naqueles vitrais “com episódios da sua vida e o acontecimento de Fátima”.

A primeira peregrinação da comunidade surda ao Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, ocorreu em Setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas.

“Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos depois de o santuário ter começado a oferecer uma missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma de integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”, salientam os serviços de comunicação.