Sociedade

Fardas de bombeiros vão criar proximidade com idosos

2 jun 2017 00:00

Projecto Sempre Consigo iniciou no dia 1 de Junho para ajudar pessoas em risco

fardas-de-bombeiros-vao-criar-proximidade-com-idosos-6558

É através das fardas dos bombeiros que o projecto Sempre Consigo pretende estabelecer uma proximidade para ajudar a fazer cair barreiras e ajudar os idosos que se encontram em risco. O comandante dos Bombeiros Municipais, Artur Figueiredo, afirma que o facto de se tratarem de bombeiros e "andarem fardados" poderá "facilitar a proximidade" com os idosos, uma vez que "vai ajudar a ultrapassar" a barreira da recusa de ajuda. "O bombeiro é visto como um amigo.”

"O projecto pretende dar um acompanhamento aos idosos que estão em situações mais difíceis. Aqueles que dizem que não precisam de ajuda são os que mais necessitam e é nestes que temos de investir e de os sensibilizar para este projecto, mostrando-lhes que pode ser uma ajuda, sem que isso vá interferir na sua vida diária", explica ainda Ana Valentim, vereadora da Acção Social na Câmara de Leiria.

A intervenção só será feita com a vontade do idoso, garante a vereadora, explicando que a iniciativa surgiu depois de ter sido apresentado o diagnóstico social, "que espelhou a realidade social do concelho e identificou as áreas de intervenção prioritária".

Artur Figueiredo afirma que na sua actuação, os bombeiros já se tinham deparado com algumas "carências". Nesse sentido, os bombeiros vão "identificar e acompanhar as situações de vulnerabilidade e de fragilidade da população idosa", através de "visitas regulares, realizando acções de avaliação dos parâmetros vitais, riscos sanitários e domésticos". Durante a visita dos bombeiros aos idosos - em equipas de dois - serão avaliadas a pressão arterial, glicemia, temperatura e ventilação. "Muitas vezes, em termos de higiene e segurança, deparamo-nos com algumas situações que são preocupantes e vamos procurar minimizá-las ou resolvê-las", adianta Artur Figueiredo.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.