Sociedade

Famílias vulneráveis vão ter apoio psicológico gratuito em Leiria

8 dez 2023 16:00

Este projecto ajudará a fazer a articulação com outros serviços e encaminhar alguns casos para uma consulta de psiquiatria

familias-vulneraveis-vao-ter-apoio-psicologico-gratuito-em-leiria1
Município disponibiliza consultas de psicologia a famílias com poucos recursos financeiros
Ricardo Graça

As famílias vulneráveis do concelho de Leiria vão ter disponível um apoio psicológico, como forma de contribuir para a promoção da saúde mental, através do projecto + Perto de Si – Atendimento Psicológico.

Ana Valentim, vereadora da Câmara de Leiria, explica que tem vindo a ser identificado um aumento da necessidade de acompanhamento psicológico para os beneficiários do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

“No âmbito da transferência de competências da acção social, descentralizámos nas freguesias o atendimento social. Apesar de a equipa ser constituída por um psicólogo, consideramos importante reforçar. Portanto, vamos ter um psicólogo em sistema de rotatividade em todo o concelho, que vai fazer o diagnóstico e o acompanhamento de situações de alguma fragilidade psicológica, nomeadamente pessoas em situação de isolamento”, revela Ana Valentim.

A autarca reconhece que o contexto sócio-económico de muitas destas famílias que têm o apoio do município não lhes permite pagar um serviço numa clínica privada para ter acompanhamento psicológico. Também o tempo de espera por uma consulta no Centro Hospitalar de Leiria é elevado, pelo que a Câmara de Leiria irá dar o apoio psicológico às famílias carenciadas que necessitam.

Em determinadas situações, este projecto ajudará a fazer a articulação com outros serviços e encaminhar alguns casos para uma consulta de psiquiatria, exemplificou, ao referir que a presença de um psicólogo de proximidade lhe dá um “profundo conhecimento da realidade destas pessoas em situação de vulnerabilidade”.

O + Perto de Si – Atendimento Psicológico destina-se a qualquer idade dentro do agregado familiar que está a ser acompanhado pelo SAAS. Sem um número definido de beneficiários deste projecto, Ana Valentim admite que o número será elevado e poderá vir a aumentar.

“Se calhar, iremos chegar à conclusão que uma psicóloga, mesmo em regime de itinerância, não é suficiente. Lançámos agora este projecto-piloto e se for necessário iremos reforçar esta área do acompanhamento psicológico, que consideramos que é realmente necessária”, referiu.

As consultas a beneficiários sinalizados pelas equipas dos SAAS terão lugar nas várias freguesias do concelho, à semelhança do atendimento social, em espaço que garanta a privacidade e confidencialidade.

De referir que, no âmbito do Fundo Municipal de Emergência Social, o Município de Leiria atribuiu, no primeiro semestre de 2023, apoio a 195 pessoas, sobretudo com alimentos, habitação e saúde.

A grande maioria dos beneficiários é de nacionalidade portuguesa e está empregada. A faixa etária que mais apoio tem tido é a população activa, com idades entre os 40 e os 64.

De acordo com a caracterização da autarquia, apresentada em Setembro, os beneficiários são sobretudo, pessoas que vivem de forma isolada (49), verificando-se também um apoio a 40 pessoas em agregados nucleares e 30 em famílias monoparentais.

Das candidaturas apresentadas para apoio, no primeiro semestre deste ano, 27,6% foram indeferidas.