Sociedade

Familiares e vizinhos em Lapa Furada ainda incrédulos com detenção de jovem que estaria a planear ataque

11 fev 2022 14:29

Autoridades decretam prisão preventiva para o jovem de 18 anos. A intervenção da Polícia Judiciária terá impedido o pior, mas, na aldeia do concelho da Batalha, a vida já não é mais a mesma

familiares-e-vizinhos-em-lapa-furada-ainda-incredulos-com-detencao-de-jovem-que-estaria-a-planear-ataque
O avô paterno do jovem detido falou esta manhã ao Jornal de Leiria
Ricardo Graça

Prisão preventiva, decidiram as autoridades. Como aceitar que o neto é o protagonista de um caso que a Polícia Judiciária classifica como terrorismo? Como entender que o vizinho educado e pacato seja agora suspeito de estar a planear um ataque dirigido a estudantes da Universidade de Lisboa? Em Lapa Furada, no concelho da Batalha, os familiares e vizinhos do jovem detido esta quinta-feira continuam, também eles, à espera de uma explicação para as informações tornadas públicas nas últimas horas.

A intervenção da Polícia Judiciária terá impedido o pior, mas, em Lapa Furada, a vida já não é mais a mesma, sobretudo, para os mais próximos do jovem, de 18 anos. O avô paterno descreve-o como calmo, de poucas falas, dado a ficar muito tempo sozinho no quarto, ao computador.

Surpreendido pelas notícias, admite que o neto possa ter sido influenciado por terceiros.

A contribuir para a incredulidade, o facto de a nora frequentar com regularidade a casa de Lisboa, nos Olivais, sem nunca ter encontrado qualquer elemento que pudesse ser considerado suspeito, à luz do que as autoridades estão a partilhar.

Na vizinhança, a família é tida como muito trabalhadora e o jovem identificado pela Polícia Judiciária continua a ser o adolescente educado que ia para a escola de bicicleta.

O choque, natural, toca a todos.

O detido foi hoje presente a tribunal, em Lisboa, e ficou em prisão preventiva.

De acordo com fonte oficial do tribunal, citada pela agência Lusa, o arguido ficou indiciado pelos crimes de terrorismo e detenção de arma proibida, com a juíza de instrução a decidir pela medida de privação da liberdade devido a “fortes indícios de existir a continuação da actividade criminosa e da perturbação da tranquilidade pública”.

A Polícia Judiciária informou quinta-feira, em comunicado, que, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, que tinha travado um jovem suspeito de planear um "atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa".

De 18 anos, é natural de Lapa Furada, na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, e residente nos Olivais, em Lisboa, tendo sido detido na posse de várias armas.

Na nota, a Polícia Judiciária dava conta da realização de uma operação para o cumprimento de mandados de busca domiciliária, no âmbito de inquérito titulado pela Secção de Investigação do Crime Violento do DIAP de Lisboa.

Segundo a PJ, esta investigação decorreu por "suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa", sendo que, avaliada a gravidade do potencial atentado, "foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje [quinta-feira], às primeiras horas do dia, interromper a actividade criminosa em curso".

O suspeito foi detido "em flagrante delito" com várias armas, quando se preparava para cometer o atentado, sendo amanhã [sexta-feira] "presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coacção tida por adequada".

Foi indiciado "pela prática do crime de terrorismo".

O comunicado da PJ adianta ainda que nas buscas foram apreendidas "várias armas proibidas", mas também "outros artigos susceptíveis de serem usados na prática de crimes violentos - catanas, bestas, outras armas brancas e botijas de gás -, documentação, além um plano escrito com os detalhes da acção criminal a desencadear".

Tratar-se-á de um estudante universitário da Faculdade de Ciências, "introvertido e com perturbações que visualizava com frequência vídeos de tiroteios como os que ocorrem nos EUA".

O alerta terá chegado à Judiciária por sinalização do FBI, corpo de investigação a nível nacional dos EUA, que já andava a monitorizar o suspeito em conversas nas redes sociais e na darkweb e que detectou a intenção do jovem de cometer o atentado.

* Notícia actualizada às 14:58 horas para incluir informações sobre a medida de prisão preventiva decidida pelo tribunal