Sociedade

Faleceu o padre Pedro Ferreira, pároco em Ourém

15 jan 2024 18:43

Natural de São Simão de Litém, Pombal, o sacerdote tinha 57 anos. Foi pároco na Caranguejeira, Leiria, e estava, desde 2010, na paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias.

faleceu-o-padre-pedro-ferreira-paroco-em-ourem
Pedro Ferreira estava na paróquia das Misericórdias desde 2010
Diocese de Leiria-Fátima

Pároco de Nossa Senhora das Misericórdias, em Ourém, o padre Pedro Ferreira faleceu, esta segunda-feira, aos 57 anos. A informação é avançada numa nota da paróquia, publicada na sua página de Facebook, que dá conta que o sacerdote faleceu "inesperadamente" esta manhã.

Natural de São Simão de Litém, no concelho de Pombal, Pedro Ferreira entrou para o Seminário de Leiria, em 1979, e foi ordenado em 1992, no Santuário de Fátima.

Iniciou a actividade sacerdotal como vigário paroquial de Porto de Mós, de Alcaria e das Pedreiras (1992-1994) e de Leiria (1994-1999). Em 1999, foi nomeado pároco da Caranguejeira, função que exerceu até 2010.

Desde então, era pároco de Nossa Senhora das Misericórdias. A partir de 2019, passou também a integrar Conselho Presbiteral da Diocese, em representação da Vigararia de Ourém.

"Confiamos à misericórdia divina este nosso irmão e agradecemos ao Senhor o serviço que prestou à nossa Diocese e à Igreja", pode ler-se na nota de condolências do vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Armindo Janeiro.

Já esta tarde, a Câmara de Ourém aprovou um voto de pesar pelo falecimento do sacerdote. "Soube cativar todos aqueles que tiveram oportunidade de partilhar a sua presença. A sua partida deixa um vazio na comunidade paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias que durante 13 anos serviu com dedicação exemplar", refere o voto de pesar da câmara.

No documento apresentado ao executivo, o presidente da câmara destaca a forma como o padre exerceu a sua função, "em proximidade com a população". Era ainda "detentor de uma notável boa disposição" e "uma fonte constante de inspiração", realça o voto de pesar, que salienta também o empenho de Pedro Ferreira "na liderança da paróquia e do fortalecimento dos laços entre os fiéis", "um legado que permanecerá como testemunho do seu compromisso e trabalho na comunidade".

Ainda não há informação sobre as cerimónias fúnebres.