Sociedade

Faleceu o médico Cândido Ferreira

21 mar 2023 11:19

Natural de Febres, Cantanhede, estava há muito radicado em Leiria. Foi candidato à Presidência da República nas eleições de 2016.

faleceu-o-medico-candido-ferreira
Médico especialista em nefrologia, destacou-se também na política
Ricardo Graça/Arquivo

Médico e político, com vários livros publicados, Cândido Ferreira faleceu esta terça-feira, aos 71 anos. A Câmara de Leiria, cidade onde estava radicado, acaba de emitir uma nota de pesar a lamentar "profundamente" o desaparecimento de alguém que "marcou a história do concelho", onde criou "uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, tendo sido também pioneiro em algumas técnicas nesta área. 

"O exercício da medicina era mais do que uma paixão, através da qual tratava os seus pacientes com humanidade, sem procurar proveitos próprios, traços que o levaram ao reconhecimento internacional, ao desenvolvimento de parcerias fora das nossas fronteiras e à publicação de inúmeros artigo", salienta a nota de pesar do município. 

Nascido em Febres, Cantanhede, Cândido Ferreira, médico especialista em nefrologia, destacou-se também política, actividade que iniciou  ainda antes do 25 de Abril, ao integrar o executivo distrital do MDP (Movimento Democrático Português) de Coimbra, chegando a ser detido por “actividades contra a ditadura", como recordou na entrevista concedida ao JORNAL DE LEIRIA, aquando da sua candidatura à Presidência da República, nas eleições de 2016. 

Em 1974, filiou-se no PS, mas desvinculou-se pouco depois, quando, em 1976, foi mandatário para a juventude de Ramalho Eanes. O regresso à família socialista aconteceu em 1982. Já em Leiria foi deputado municipal e, em 1989, concorreu à câmara, eleição que perdeu, acabando por assumir o cargo de vereador do desporto, sem remuneração. Entre 1991 e 1995 liderou a federação distrital do PS, mas, em 2011, pediu a desfiliação do partido, que nunca chegou a ser formalizada.

Nas últimas eleições para a Comissão Política Concelhia de Leiria do PS, realizadas em Outubro último e ganhas por Anabela Graça, Cândido Ferreira foi mandatário da candidatura de Ramiro Antunes.

Na medicina, especializou-se em nefrologia, tendo instalado em Leiria uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, da qual foi director clínico, depois de ter vendido o negócio a uma multinacional. É autor de vários romances (O Senhor Comendador, A Paixão do Padre Hilário e Setembro Vermelho).

Federação do PS lamenta morte

Em comunicado, Walter Chicharro, presidente da Federação Distrital de Leiria do PS expressa "o mais profundo pesar pelo falecimento do camarada Cândido Ferreira", um lamento que, segundo o sociatista, é partilhado também pelos militantes e dirigentes da estrutura.

"Neste momento difícil para a sua família e amigos, deixo publicamente um sentido voto de pesar a todos eles pela enorme perda. A família socialista está de luto pela perda de um dos melhores", pode ler-se naquele comunicado.