Sociedade

Faleceu o antigo deputado constituinte e sindicalista Kalidás Barreto

30 out 2020 15:07

Figura histórica do Partido Socialista e do movimento sindical, no distrito de Leiria e em cargos nacionais

faleceu-o-antigo-deputado-constituinte-e-sindicalista-kalidas-barreto
Kalidás Barreto partiu hoje, aos 88 anos, após doença prolongada
Ricardo Graça/Arquivo

Luís Maria Kalidás da Costa Barreto, homem das letras, pensador, sindicalista e antigo deputado à Assembleia Constituinte de 1975 pelo Partido Socialista, faleceu hoje, dia 30, aos 88 anos, na sua residência em Castanheira de Pera. 

Nascido a 16 de Outubro de 1932, em Montemor-o-Novo (Évora) era filho do intelectual de origem goesa Adeodato Barreto e foi baptizado com um terceiro nome próprio referência a Calidaça, poeta e dramaturgo do sânscrito clássico. 

Foi membro da Comissão de Apoio à candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958 e e participou, em 1969, na Oposição Democrática em Castanheira de Pera, onde entretanto se havia radicado.

Após o Curso Complementar de Contabilidade e Comércio, em Coimbra, exerceu funções como director comercial em diversas empresas da indústria têxtil, na região.

Após o 25 de Abril de 1974 foi membro da Comissão Administrativa do Município de Castanheira de Pera e primeiro presidente eleito da Assembleia Municipal local, em 1976. 

Foi eleito para a Assembleia Constituinte pelo círculo de Leiria, ao lado de nomes como Álvaro Órfão, Tomás Oliveira Dias, Francisco Oliveira Dias, Abílio de Freitas Lourenço, João Manuel Ferreira, José Ferreira Júnior, José Gonçalves Sapinho, Amílcar de Pinho, António Rodrigues, Pedro do Canto Lagido, Joaquim Jorge de Pinho Campinos, Vasco da Gama Lopes Fernandes, José Manuel Burnay.

Como sindicalista, foi um dos fundadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) em 1970, e liderou a Organização Sindical de Têxteis do Centro.

Foi dirigente nacional da CGTP e conselheiro técnico de Missões Portuguesas à Organização Internacional do Trabalho. 

A 25 de Abril de 2004 foi feito grande-oficial da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República Jorge Sampaio. 

Foi ainda provedor do beneficiário do Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL).

Era autor de diversos artigos e livros sobre a indústria têxtil, lendas locais, o movimento sindical, a Assembleia Constituinte e sobre desenvolvimento.

Faleceu hoje, aos 88 anos, após uma doença prolongada o ter deixado acamado durante vários meses.