Sociedade

Faleceu Luís Faria, fundador do Clube de Ténis de Pombal e da Associação de Ténis de Leiria

16 fev 2022 14:07

Natural de Pombal, onde nasceu há 82 anos, foi ainda cofundador da APRAP – Associação de Pensionistas Reformados e Aposentados de Pombal e treinador de ténis em cadeira de rodas

faleceu-luis-faria-fundador-do-clube-de-tenis-de-pombal-e-da-associacao-de-tenis-de-leiria
Luís Faria
DR

Foi hoje, dia 16 de Feveriro, a enterrar, após funeral na igreja Matriz de Pombal, Luís Fernando Marques Faria, antigo dirigente, fundador, primeiro treinador do Clube de Ténis de Pombal e igualmente fundador da Associação de Ténis de Leiria.

Natural de Pombal, onde nasceu há 82 anos, foi condecorado, em 2014, com a Medalha de Valor Desportivo, Grau Prata, como reconhecimento pelo seu sentido de entrega ao serviço do próximo e da sua comunidade e pela acção desenvolvida em prol do ténis a nível local, regional e nacional.

O município de Pombal manifesta o seu pesar pelo falecimento, recordando o seu papel na vida desportiva, comunitária e social. 

Luís Faria cumpriu o serviço militar em Lisboa, tendo ido depois para Moçambique, onde ficou a viver.

Com formação militar de Comandos, o seu papel era essencialmente psicossocial e de ajuda à comunidade, tendo praticado vários desportos como a equitação e a vela, mas foi pelo ténis que se apaixonou.

De regresso a Portugal, ingressou na Caixa Geral de Depósitos na Agência de Alcântara em Lisboa, e, em Fevereiro de 1980, foi transferido para Pombal.

Em 1989 foi destacado para abrir a Agência do Louriçal onde esteve até à sua aposentação em 1996.
 
Ao constatar a inexistência da modalidade de ténis em Pombal, Faria incentivou a prática daquele desporto junto dos jovens, vindo a dar aulas num recinto improvisado na zona desportiva, na década de 80.
 
Anos mais tarde, em 1988, fundou o Clube de Ténis de Pombal, tendo sido presidente até 2013.
 
Foi também o primeiro treinador do clube e, mais tarde, impulsionou o Ténis em Cadeira de Rodas, tendo sido treinador do Campeão Nacional da modalidade, o pombalense Carlos Leitão.
 
Algum tempo depois fundou, juntamente com mais cinco elementos de diferentes clubes do distrito, a Associação de Ténis de Leiria.

Nos finais da década 90 foi cofundador da APRAP – Associação de Pensionistas Reformados e Aposentados de Pombal.