Sociedade

Faleceu José Heleno, fundador do Dom Gonçalo Hotel em Fátima

1 fev 2022 14:32

Hoteleiro iniciou-se no negócio em 1965, com a abertura de um pequeno café. Faleceu, esta segunda-feira, aos 84 anos.

faleceu-jose-heleno-fundador-do-dom-goncalo-hotel-em-fatima
José Heleno era um dos hoteleiros mais antigos de Fátima
Humberto Magro

Fundador do Dom Gonçalo Hotel & Spa, em Fátima, José Heleno faleceu, esta segunda-feira, aos 84 anos. O funeral realiza-se amanhã, dia 2, na Igreja Paroquial de Fátima.

José Heleno nasceu em 1937, em São Mamede, freguesia vizinha de Fátima, onde viria a radicar-se. Em 1965, iniciou-se nos negócios quando,  com a esposa, Maria Emília Testa, abriu uma pequena mercearia na casa onde viviam, o Mini-Mercado Zeca.

Dois anos depois, avançou para um pequeno café/restaurante, precisamente no ano em que o Papa Paulo VI se deslocou a Fátima. Um momento que recordo em 2020, numa entrevista ao jornal Notícias de Fátima, lembrando “o entusiasmo muito grande” das pessoas. “Os carros eram tantos e os parques eram tão poucos, que durante uma semana ainda havia carros em Fátima”, contou.

O estabelecimento foi expandindo a sua actividade, primeiro para restaurante, depois para pensão - que herdaram o nome original 'Zeca' -, e mais tarde estalagem.

Em 1980, deu-se a alteração do nome para Estalagem Dom Gonçalo, com a classificação de quatro estrelas.

Ao longo dos anos, o espaço foi sofrendo várias ampliações, como aquela que aconteceu em 2007, quando a unidade, agora dirigida pelo filho do casal, Jorge Heleno, passou a designar-se Dom Gonçalo Hotel & Spa.

José Heleno fez parte de várias associações. Foi presidente, secretário e tesoureiro do Rotary Club de Fátima e integrou a Direcção do Centro Paroquial de Fátima e da Associação de Restaurantes e Hotéis do Centro.

Esteve também ligado ao movimento Pró-Concelho de Fátima. Na entrevista concedida em 2020 ao Notícias de Fátima, José Heleno admitia que, se a elevação a concelho tivesse acontecido, “possivelmente” Fátima estaria melhor.

“Fátima vai ser sempre uma terra grande, têm é de criar mais infra-estruras. Os mais novos não podem adormecer”, disse.