Sociedade

Faleceu Florindo Simões, mestre da encadernação de Leiria

19 abr 2021 14:19

Natural dos Pousos, dedicou toda a sua vida ao ofício de encadernador. Faleceu este sábado, aos 86 anos.

faleceu-florindo-simoes-mestre-da-encadernacao-de-leiria

Das mãos de Florindo Simões saiu, entre tantos trabalhos, a pasta oferecida a João Paulo II, aquando da primeira visita que fez a Fátima, em 1982. Natural dos Pousos, Leiria, o encadernador faleceu este sábado, aos 86 anos. 

Tinha 13 anos quando começou a aprender o ofício na tipografia Mendes Barata, localizada na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Seria o início da ligação a um trabalho ao qual Florindo Simões esteve ligado durante cerca de 70 anos, grande parte em sociedade com o seu cunhado, Armando Costa, com quem fundou a Encadernação Florindo & Costa, que funcionou na Rua Dr. António da Costa Santos, nas imediações da Fonte das Três em Leiria.

Durante as décadas que se dedicou ao ofício, muitos foram os livros que passaram pelas mãos de Florindo Simões, obras com histórias mais ou menos importantes, escritas em diversos idiomas e espalhadas por vários pontos do mundo.

Era disso exemplo a pasta que João Paulo II levou para o Vaticano, depois da sua primeira deslocação à Cova da Iria, em 1982, e que foi produzida por este mestre da encarnação, um dos últimos de Leiria.