Economia

Fabrico aditivo pode ser forma de produção complementar

23 fev 2018 00:00

GLN integra vários projectos de investigação sobre 3D

fabrico-aditivo-pode-ser-forma-de-producao-complementar-8195
Daniela Franco Sousa

Leia também: Impressão 3D promete transformar indústria da região

 

O Grupo GLN, sediado na Maceira, em Leiria, entendeu há cerca de dois anos perspectivar o fabrico aditivo numa lógica exploratória da inovação e foi nesse sentido que elaborou vários projectos de investimento, explica Miguel Machado, director financeiro e administrador do grupo. O objectivo foi perceber qual seria a viabilidade da tecnologia quando aplicada à indústria de moldes. 

Os projectos relacionados com produção aditiva começaram por envolver duas das três empresas do grupo, as que se dedicam ao desenvolvimento e fabrico de moldes: GLN Molds e Famolde. “Quisemos tentar perceber se esta tecnologia era compatível com o normal processo produtivo dos moldes”, refere o administrador.

E nesse âmbito foram desenvolvidos três projectos: Additive.Milling, Additive.Colling e CoolGrafeno. “Todos eles estão orientados para o fabrico aditivo e resultam de parcerias estratégicas entre o grupo, a Universidade de Coimbra e o IPLeiria”, nota Miguel Machado.

Actualmente em fase intermédia, estes projectos apresentam já algumas conclusões: “O fabrico aditivo pode ser uma forma de produção complementar à fabricação convencional por subtracção. Não é uma tecnologia adaptada para grandes volumes, mas pode ser uma tecnologia que vá complementar alguns processos nas unidades fabris”, realça Miguel Machado.

Posteriormente, o grupo entendeu, através da GLN Plast e da GLN Molds, participar no projecto mobilizador Add.Additive, que é mais abrangente, envolve mais unidades de investigação e mais empresas.

“Esperamos que este nos dê conhecimentos adicionais, para melhorar a aplicação desta tecnologia nos processos de fabrico de moldes. Consideramos que o fabrico aditivo poderá ser importante na melhoria dos processos actuais e podemos considerar que, eventualmente numa fase mais madura, poderá ser importante para incorporar em produtos do domínio da aeronáutica, da medicina e outros”, realça o admin

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ