Sociedade

Fábrica do Vidigal adapta unidade para produzir material médico

28 mar 2020 15:44

Empresa Evidente Lilás, que se dedica à confecção de vestuário de mulher, está a fazer cerca de três mil batas cirúrgicas.

fabrica-do-vidigal-adapta-unidade-para-produzir-material-medico
Maria Anabela Silva

Habituadas à confecção de vestuário de senhora, as funcionárias da Evidente Lilás, de Leiria, estão, por estes dias, a produzir batas cirúrgicas e protecção para calçado.

A empresa, localizada no Vidigal, adaptou a sua unidade de produção para responder a uma encomenda do Município de Leiria, que, pretende desta forma, disponibilizar este tipo de material às equipas que estão a prestar assistência no âmbito da pandemia Covid-19 no concelho.

Rui Câmara, administrador da empresa, adianta ao JORNAL DE LEIRIA que, para já, está prevista a produção de cerca de “três mil fardas”, compostas por três peças cada (bata e duas protecções para o calçado), ou seja, um total de nove mil artigos. “Estimamos fazer entre 350 a 400 peças por dia”, revela o empresário, que enaltece a “disponibilidade total” das 17 funcionárias da fábrica para responder ao desafio.

“Quando lhes dissemos que íamos trabalhar para esta causa, mostraram uma grande motivação e vontade de trabalhar. Prontificaram-se, desde logo, a vir trabalhar hoje [sábado], que em circunstâncias normais seria dia para ficar em casa e só tivemos meia hora de almoço”, conta Rui Câmara.

O empresário explica que houve também necessidade de “adaptar” os métodos de trabalho. A título de exemplo, refere que o material usado no fabrico das fardas é mais largo do que o tecido que habitualmente utilizam, o que “complicou um pouco” o sistema de corte automático. “Hoje é o primeiro dia, mas já estamos adaptados.”

Com 30 anos da actividade, a Evidente Lilás tem uma marca própria de vestuário de mulher – a Lilás Moda -, mas trabalha também para outras marcas.

Numa nota publicada no seu site, a Câmara de Leiria agradece “o empenho de toda a equipa da Evidente Lilás pelo contributo que está a dar à sociedade leiriense neste momento particularmente exigente”.