Desporto

Fábio Carril faz história na arbitragem de ju-jitsu

16 mai 2026 09:00

O árbitro é director técnico da escola de artes marciais dos Lobos de Leiria

fabio-carril-faz-historia-na-arbitragem-de-ju-jitsu
Fábio Carril foi promovido durante o Grand Prix de Paris
Imagem cedida pelos Lobos de Leiria

Fábio Carril fez história ao tornar-se o primeiro árbitro português a atingir a categoria mundial A de ju-jitsu, feito atingido durante o Grand Prix de Paris, realizado entre os dias 25 e 26 de Abril, em França.

A avaliação do árbitro levou à promoção à categoria de Árbitro Mundial A em ju-jitsu sistema Duo.

Fábio Carril é director técnico da escola de artes marciais dos Lobos de Leiria e, para o emblema, esta distinção “garante aos atletas da ‘alcateia’ um acesso directo ao conhecimento mais actualizado e profundo das regras e tácticas de combate”.

“É a prova de que, na região centro, estamos a trabalhar ao nível dos melhores do mundo”, vinca o clube.

Em Agosto de 2025, o técnico de Leiria também já tinha entrado na história da arbitragem portuguesa, por ter sido o primeiro português a arbitrar nos Jogos Mundiais, em Chengdu, na China.