Viver

Exposições: Quando o rio seca as margens tocam-se

28 set 2025 16:00

Atlas, Leiria

exposicoes-quando-o-rio-seca-as-margens-tocam-se
Obras para ver na Rua Direita ainda nos próximos dias
DR

Até 5 de Outubro
Pintura e desenho

Artista: Paulo Sellmayer
Atlas, Leiria
Segunda, quarta e quinta-feira: 19-24h; sexta e sábado: 11-02h; domingo: 11-16h

Foram episódios vários que me levaram a encarar a pintura como sedimentar das tormentas que me assolavam. Arte terapia, ou fotografia do surto. Dessas relações formais e pictóricas sem nexo, explicadas pelo interior descontrolado, talvez livre, foram surgindo desenhos e pinturas. Essa força está nalguns destes desenhos enquanto registo despreocupado que se debruça naquilo que importa. Noutros, a consciência dos símbolos traz para o papel a lógica desconcertada e desrealizada do dia a dia. A cor, o gesto das formas e as memórias dos acontecimentos estão presentes em toda a exposição.

Este surrealismo vivido foi-se desenvolvendo num ritmo e numa certa constante, em vagas. Ao longo dos dias. Flashes das sequências e dos movimentos que o meu corpo e mente viveram. Ainda procuro a sensação de alívio do passado, sabendo que à medida que ele se vai materializando vai perdendo a força. Reduzindo a reminiscências as memórias do que vivi, vou vagueando pela intuição e pelo prazer em pintar.

Texto de Paulo Sellmayer

Biografia: Paulo Sellmayer (1987, Oberhausen, Alemanha) é um designer fluído a trabalhar entre design de produtos e direcção criativa que também escreve poesia e pinta. Licenciado em Design Industrial (2010) e mestre em Design de Produto (2020) na ESAD.CR - IPLeiria. Fundador das marcas Vicara (2011-2023) e Tasco Tableware (2019-2023), foi também fundador e dirigente associativo na ADOC e no Serra Espaço Cultural e colunista regular no Jornal de Leiria. Desde 2010 os seus projectos têm sido seleccionados e expostos em cidade como São Paulo, Londres, Milão, Rhode Island, Paris, Eindhoven, Madrid e Lisboa.