Viver
Exposições: Ferro e Fauna
Paço dos Condes, Ourém
Até 4 de Janeiro de 2026
Escultura
Artista: Clara Estrela
Paço dos Condes, Vila Medieval de Ourém
Terça-feira a domingo: 9h-13h e 14h-17h
Natural de Lisboa (1946) e licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, a escultora Clara Estrela reside actualmente em Ourém, onde se fixou durante a pandemia, segundo uma nota do município de Ourém, que destaca alguns momentos importantes no início do percurso da artista: em 1973 realizou um baixo-relevo para o aeroporto de Nampula, em Moçambique, e, três anos mais tarde, integrou a primeira exposição de mulheres artistas portuguesas na Sociedade Nacional de Belas Artes. Posteriormente, duas das suas esculturas foram seleccionadas para exposição no Centro Cultural Português de Paris, em França, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Após décadas dedicadas ao ensino, refere a autarquia de Ourém, Clara Estrela retomou a sua actividade criativa inspirada por uma visita ao Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque (MoMA), onde viu uma exposição do seu filho, e por uma passagem pelas oficinas da Design Academy de Eindhoven, frequentada pela sua neta. “Reencontrou no ferro o seu meio de expressão, trabalhando em estreita colaboração com o serralheiro Nuno Gameiro, cuja precisão técnica tem sido determinante na concretização das suas ideias”, pode ler-se no mesmo texto.
A exposição Ferro e Fauna celebra o percurso artístico da escultora e apresenta um diálogo entre o passado e o presente. “Parte de três peças criadas nos anos 1970, nas quais a força da terra renasce de uma zoomorfização de instrumentos agrícolas, evocando a memória de uma Lisboa outrora rural, e evolui para um conjunto de novas esculturas inspiradas em desenhos de seres planificados, onde se destacam estruturas modulares e simétricas”, é referido na nota partilhada pelo município. “Ao ganhar tridimensionalidade, essas formas captam, na aparente rigidez do ferro, uma leveza orgânica e um dinamismo quase animal”.