Sociedade

Exposição dos 50 anos do Expresso chega a Leiria

29 mai 2023 16:36

Leiria é a próxima cidade a acolher a mostra que assinala o cinquentenário do semanário. A inauguração será na quinta-feira, dia 1 de Junho, na Praça Goa, Damão e Diu (junto à Fonte Luminosa).

exposicao-dos-50-anos-do-expresso-chega-a-leiria
Exposição assinala 50º aniversário do semanário

Leiria é a próxima cidade a acolher a exposição que assinala os 50 anos do semanário Expresso. A mostra será inaugurada na quinta-feira, dia 1 de Junho, pelas 12 horas, e ficará patente, durante duas semanas, na Praça Goa, Damão e Diu (junto à Fonte Luminosa).

A estrutura da exposição é composta por um total 26 mupis, um de enquadramento da exposição e 25 com 50 capas publicadas ao longo do meio século de vida do jornal, cada uma acompanhada de um QR Code, onde os visitantes podem descarregar as histórias de cada um destes 50 anos, em formato áudio-guia ou ouvir o podcast especial 50 anos de Expresso.

Para perpetuar a passagem das celebrações do cinquentenário e à semelhança do que está a acontecer nas 18 cidades que acolhem a iniciativa, o Expresso deixará em Leiria "uma peça de arte urbana original criada especialmente para esta ocasião e que pretende ser um local de encontro e incentivo de leitura". Em Leiria, a peça - um banco com três metros de comprimento decorado com capas emblemáticas do jornal - ficará na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Na quinta-feira, a par da inauguração da exposição e da peça de arte, decorrerá também uma sessão do Expressinho, uma iniciativa para os mais pequenos, que contará com a presença da responsável pelo suplemento, Madalena Nunes Diogo. A sessão vai ter lugar no Jardim Luís de Camões, às 15:30 horas.

Pelas 17 horas, o palco da Feira do Livro de Leiria, no Mercado de Sant’Ana, receberá um debate subordinado ao tema Liberdade de imprensa, com a moderação de Rosa Pedrosa, da Comissão Organizadora de Leiria dos 50 anos do 25 Abril, e com a participação de João Vieira Pereira, director do Expresso, e de Marco Gomes, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.