Viver
Exposição de Bruno Gaspar em Macau inspirada por escritores de língua portuguesa
Francisco Rodrigues Lobo, Eça de Queiroz, Afonso Lopes Vieira e Acácio de Paiva entre os autores destacados no projecto
A inauguração tem lugar esta quinta-feira, 4 de Dezembro, na Casa de Vidro (Tap Seac). A exposição em Macau, com o título Um Encontro de Culturas, reúne pinturas de Bruno Gaspar em que cada obra parte de textos de autores dos países de língua portuguesa, transformados em cor, gesto e ritmo.
Entre os escritores destacados, descobrem-se Francisco Rodrigues Lobo, Eça de Queiroz, Afonso Lopes Vieira e Acácio de Paiva, todos com ligação a Leiria, tal como Bruno Gaspar, que tem raízes na região.
Numa celebração da lusofonia através da pintura, o público é convidado a sentir “a força de uma língua que viaja, se adapta e permanece viva em cada canto do mundo lusófono”.
“Macau surge como o cenário ideal para este diálogo artístico, onde ecoam vozes como Henrique de Senna Fernandes, Deolinda da Conceição e José dos Santos Ferreira (Adé), que inspiram várias das peças expostas”, é referido numa nota de divulgação.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, Bruno Gaspar orientará dois workshops dedicados ao tema “A Escrita nas Artes Plásticas”, na Escola de Artes e Ofícios da Casa de Portugal em Macau.
Este evento é organizado pela Casa de Portugal em Macau, com o patrocínio da Fundação Macau e apoio do IPOR.