Economia

Exportações subiram 6% em Agosto

11 out 2016 00:00

Importações também aumentaram, mais de 10%, de acordo com os dados do INE

exportacoes-subiram-6-em-agosto-5180
Raquel de Sousa Silva

As exportações nacionais de bens cresceram 6,1% em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado. Quanto às importações, subiram 10,6%, de acordo com o último destaque do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O défice da balança comercial de bens atingiu 1160 milhões de euros em Agosto deste ano, aumentando em 248 milhões de euros face ao mesmo mês de 2015.

Os países da União Europeia “foram os que mais contribuíram para o aumento global das exportações” no mês de Agosto. As vendas para Espanha registaram uma variação homóloga de 12,6%, para França subiram 19% e para a Alemanha 14,4%. Para a China, as exportações portuguesas subiram 41%.

Nas importações, Alemanha, Angola e Espanha continuam a ser os principais fornecedores de Portugal. “De salientar que as importações originárias de Angola aumentaram acentuadamente em Agosto de 2016 após terem registado reduções significativas nos meses anteriores, sobretudo devido aos combustíveis e lubrificantes”, lê-se no documento do INE.

Analisando o trimestre terminado em Agosto, as exportações de bens caíram 0,8% enquanto as importações subiram 0,1%, face ao período homólogo.