Economia

Exportações de fruta do distrito subiram 32% no ano passado

8 mar 2018 00:00

As exportações de fruta nacional têm crescido a dois dígitos nos últimos anos. Em 2017 somaram 640 milhões de euros. Também o distrito de Leiria tem aumentado as vendas para o exterior

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Raquel de Sousa Silva

A pêra rocha é a fruta que o distrito de Leiria mais exporta. Este produto já segue para cerca de 36 países, e agora pode também ser vendido para o México. Na semana passada, o Ministério da Agricultura anunciou a abertura de mais este mercado, o sexto que conseguiu para este fruto.

Os primeiros contentores, num total de 40 toneladas de pêra rocha, já seguiram para este país sul-americano, “depois de o Governo ter concluído todo o processo de controlo fitossanitário”.

“O mercado mexicano constitui um dos mais importantes do continente americano, com cerca de 128 milhões de consumidores para os produtores e empresas de fruticultura nacional”, aponta o gabinete de Capoulas Santos.

“É sempre muito importante haver mais alternativas, porque isso diminui a pressão nos mercados existentes”, diz Domingos dos Santos, presidente da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP), a propósito da abertura do México.

Para já, o Brasil é o principal destino da pêra rocha vendida pelo distrito de Leiria. No ano passado as exportações para este mercado somaram 22,7 milhões de euros. Seguem-se o Reino Unido, França, Espanha e Alemanha. Leiria exportou 39,3 milhões de euros de pêra rocha, montante que representa 41,2% das exportações nacionais deste fruto, que totalizaram 95,3 milhões de euros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.

Nesta campanha (2017/2018), só o Lidl Portugal deverá assegurar 10% das exportações de pêra rocha (cerca de oito mil toneladas), aponta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Estas duas entidades estabeleceram há quatro anos uma parceria para dinamizar as exportações nacionais, no âmbito da qual o projecto com maior peso é precisamente a venda de pêra rocha para a Alemanha, através do Freshfusion, agrupamento complementar de empresas que reúne 14 organizações de produtores.

Actualmente, todas as três mil lojas Lidl na Alemanha vendem pêra rocha. Em 2014, quando arrancaram com a comercialização do produto português, apenas 240 espaços a vendiam. “Penso que poderá ser possível e desejável replicar este caso de sucesso, acrescendo outros produtos, com outros grupos noutras geografias”, acredita o dirigente.

Quanto à abertura do México às exportações portuguesas de pêra rocha, Gonçalo Santos Andrade lembra que este mercado tem uma importância relevante, com um “enorme potencial de consumidores”. E a pêra e a maça “são as frutas mais consumidas pelos mexicanos, o que pode garantir uma maior procura por parte dos grossistas e retalhistas desta ge

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