Saúde

Exercício físico é benéfico para pessoas com cancro da mama

13 jul 2021 11:24

Estudantes do Politécnico de Leiria dinamizam iniciativa

exercicio-fisico-e-benefico-para-pessoas-com-cancro-da-mama
Doentes podem beneficiar da prática regular de exercício
Active Pink

Chama-se Active Pink e é uma iniciativa que visa promover o exercício físico e estilos de vida saudáveis para pessoas com cancro da mama, doença oncológica que afecta, sobretudo, o sexo feminino.

O projecto é dinamizado por estudantes do mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e está a iniciar uma fase com o apoio da Clínica Rui Faria, que recebe doentes com cancro da mama provenientes do Centro Hospitalar de Leiria.

Cândida Bairrada e Miguel Calado são os estudantes promotores do Active Pink, que teve início em Outubro em eventos abertos ao público, porém, especialmente dirigidos a doentes com esta doença oncológica.

Segundo um comunicado do Politécnico de Leiria, Rui Faria, coordenador técnico das clínicas Rui Faria, participa na iniciativa como um dos apoios do projecto, disponibilizando o seu espaço em Leiria para que o programa de exercício físico com doentes de cancro da mama se realize.

"A evidência científica vai mostrando que estes tipos de condições de saúde beneficiam muito com o desenvolvimento dos índices de saúde física, desde o nível de força aos sistemas de nível energético. No cancro, essa realidade está ainda mais presente", explica o médico.