Sociedade

Etno – Parque do Cotofre divulga tradições “do prato para a mesa” em Pombal

11 abr 2024 15:45

Novo espaço de lazer e convívio tem inauguração marcada para o dia 27 de Abril, pelas 16 horas

etno-parque-do-cotofre-divulga-tradicoes-do-prato-para-a-mesa-em-pombal
Carla Longo sublinha que foram instalados equipamentos de vigilância e de segurança
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

É uma espécie de centro interpretativo ao ar livre com as tradições dos arredores de Pombal e tem inauguração marcada para o dia 27, pelas 16 horas.

A ideia para a criação do Etno – Parque do Cotofre surgiu no mandato do anterior executivo, quando se equacionaram obras de reabilitação no antigo parque de merendas que ali existia.

Perante a oportunidade de aproveitar o fundo de financiamento para a renovação das aldeias, foi traçado um plano que previa a salvaguarda e divulgação de aspectos da cultura local.

“Pensámos em fazer a recriação do ciclo da broa de milho, do prado ao prato”, conta a presidente da Junta de Pombal, Carla Longo.

A ligação entre o cereal e o moinho constitui a espinha dorsal do parque.

No centro da área intervencionada está uma grande eira que, noutros tempos, seria usada para secar o grão, fazer a desfolhada e que, nas colheitas era local de encontro e palco para várias manifestações de cultura popular e tradições.

Hoje, volta a assumir o seu papel enquanto fulcro da atracção, servindo como recinto para o público que ali se deslocará para assistir a concertos e outros espectáculos no palco colocado numa das extremidades da área.

“O espaço foi iluminado devidamente e ampliado, mas fizemos a reutilização de materiais e equipamentos que já existiam”, adianta a autarca.

O grande forno para cozer o pão constitui mais uma etapa da viagem entre o prado cerealífero, na outra extremidade do parque, antes de chegar às muitas mesas na sombra de inúmeras árvores autóctones que existem no local.

O total do custo da empreitada e dos melhoramentos foi de quase 275 mil euros, com financiamento do IFAP de 127 mil euros.

A intenção da junta de freguesia é que o parque não seja utilizado apenas aos fins-de-semana como um parque de merendas, mas que haja outras utiliza&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ