Covid-19

#EstudoEmCasa: Governo divulga 5 canais no YouTube com aulas para crianças e jovens

14 abr 2020 11:02

Nova plataforma permite aos professores disponibilizarem conteúdos para uma comunidade educativa alargada

estudoemcasa-governo-divulga-5-canais-no-youtube-com-aulas-para-criancas-e-jovens
Imagem de um dos vídeos que já se encontram online
DR

Sao 5 novos canais no You Tube, com aulas para crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário. E vão integrar o #EstudoEmCasa, anunciou hoje o Ministério da Educação.

A plataforma assente no You Tube permite aos professores disponibilizarem conteúdos validados pela Direcção Geral da Educação a uma comunidade educativa alargada, justifica o Governo.

Assim, os professores que pretendam disponibilizar as respectivas aulas nestes 5 novos canais passam a integrar a Comunidade YouTube #EstudoEmCasa.

Os canais podem ser encontrados através de pesquisa por "DGE #EstudoEmCasa" ou nos seguintes links: 

- Pré-Escolar:
https://www.youtube.com/channel/UChcfiTs4sqjwRS6fzaxKyog
- 1.º Ciclo:
https://www.youtube.com/channel/UCTzWCFMxJ4wWmWlh-Gzewfg
- 2.º Ciclo:
https://www.youtube.com/channel/UCyhocJbYZIOehpISd7yyNqQ/
- 3.º Ciclo:
https://www.youtube.com/channel/UCmweZLU2OEU-FOBtLBLJ84w/
- Secundário:
https://www.youtube.com/channel/UCJdh52Zkf0u0qvYOfCWd3gg

De acordo com o Ministério da Educação, "nos próximos dias 16 e 17 de Abril, estes docentes poderão participar numa sessão online, cujo objectivo é capacitá-los com as metodologias que melhor se adequam à plataforma". Para isso, "contarão com o apoio de técnicos das entidades parceiras [You Tube e Thumb Media]". 

"Deste modo, cada docente que participe na referida sessão, e outros que venham a juntar-se posteriormente, irão produzir/disponibilizar aulas e outras actividades, colocando-as nos seus canais próprios (públicos ou privados), cabendo à DGE, depois de um processo simples de validação, organizar esses materiais por anos de escolaridade e por temas para que todos – professores, crianças e alunos, famílias e encarregados de educação - as possam visionar no canal DGE #EstudoEmCasa", refere o comunicado.

O Governo pretende desta forma multiplicar a oferta de conteúdos pedagógicos, para lá da resposta via televisão concebida para os alunos do ensino básico. Isto num momento em que as actividades lectivas presenciais estão suspensas.

Os novos canais no You Tube vão também incorporar os conteúdos #EstudoEmCasa que vão passar na televisão, para que fiquem acessíveis (on-demand ou de forma individualizada) sempre que professores e alunos precisarem.

"Partilhar práticas está na ordem do dia para os docentes, actualmente a ensinar à distância. Disponibilizar aos alunos recursos educativos digitais é já uma boa prática que, agora, tem todas as condições para se disseminar. Este desafio a professores e educadores vai ao encontro da procura de soluções que muitos já tinham iniciado desde a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas", refere o Ministério da Educação.