Covid-19

#EstudoEmCasa: conheça os horários da escola na televisão

10 abr 2020 15:30

Governo divulgou hoje a grelha de aulas à distância para o terceiro período

estudoemcasa-conheca-os-horarios-da-escola-na-televisao
Aulas na televisão começam a 20 de Abril
DR

Depois de ontem anunciar que os alunos do 1.º ao 10.º ano de escolaridade não regressam às escolas no actual ano lectivo, mantendo-se em aberto o cenário para os dois últimos patamares do ensino secundário, o Governo divulgou a grelha de aulas à distância para o terceiro período, que vão ser difundidos através da RTP Memória e leccionados por professores para alunos do ensino básico. As emissões arrancam a 20 de Abril.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09 horas às 17:50 horas, com conteúdos organizados para diferentes anos lectivos.

O Governo considera que esta é "uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos".

Abra a imagem num novo separador para ampliar. Fonte: Governo

Os conteúdos pedagógicos temáticos que estão previstos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, assim agrupados:

- 1.º e 2.º anos
- 3.º e 4.º anos
- 5º e 6.º anos
- 7.º e 8.º anos
- 9.º ano

Abrangem matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os respectivos alunos.

De acordo com o Governo, "com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos", porque a RTP Memória está disponível na TDT - Televisão Digital Terrestre e também na televisão por cabo e por satélite.

Vai estar ainda disponível nas plataformas digitais da RTP e da Direcção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respectivos conteúdos.

O comunicado adianta ainda que "nos primeiros dias do 3.º período lectivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas".

Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano lectivo, de segunda a sexta-feira. 

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da educação pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

As posições, em cada operador e plataforma, para as emissões #EstudoEmCasa, são as seguintes:
- TDT – posição 7
- MEO – posição 100
- NOS – posição 19
- Vodafone – posição 17
- Nowo – posição 13
- https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)

Será ainda disponibilizada uma app com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.