Sociedade

Estudo identifica seis locais com grave risco de inundação no distrito

22 nov 2018 00:00

De acordo com levantamento, Alcobaça está entre os concelhos mais vulneráveis do País.

estudo-identifica-seis-locais-com-grave-risco-de-inundacao-no-distrito-9499
Maria Anabela Silva

No distrito, existem seis locais de risco grave de inundações. Os dados constam do relatório Avaliação Preliminar do Risco de Inundações em Portugal Continental, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), segundo o qual, Alcobaça está entre os oito concelhos do País mais vulneráveis a cheias e galgamentos costeiros.

A nível nacional, o estudo - elaborado a partir da análise de todas as grandes inundações ocorridas em Portugal desde 2011 - identificou 71 áreas com risco elevado, 13 das quais se situam junto à costa.

Olhando para os dados distritais, o estudo identifica três locais críticos em Alcobaça - cidade, Benedita e São Martinho do Porto –, razão pela qual o concelho figura no grupo dos municípios com maiores vulnerabilidades.

A bacia hidrográfica do Lis, a cidade de Pombal e Caldas da Rainha estão também na lista das 71 áreas de risco potencial de cheias graves, sendo consideradas como tal as inundações que “pelos seus efeitos negativos podem provocar a perda de vidas, a deslocação de populações, danos no ambiente e no património cultural, ser prejudiciais para a saúde humana, comprometer o desenvolvimento económico e prejudicar todas as actividades da comunidade”.

De acordo com o levantamento agora apresentado, desde 2011, foram registados 303 eventos de cheias graves em Portugal, dos quais cerca de 40 afectaram, cada um, um número superior a 100 pessoas. Em mais de 20% dessas ocorrências, os impactos na população, quer pelos prejuízos provocados quer pelo número de pessoas atingidas, foram considerados “alto

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ