Sociedade

Estudantes do Politécnico de Leiria entre os 25 seleccionados para concurso na Alemanha 

24 set 2023 11:09

Equipa de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores desenvolveu sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos com equipamentos de última geração

estudantes-do-politecnico-de-leiria-entre-os-25-seleccionados-para-concurso-na-alemanha

Uma equipa de estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, está entre os 25 seleccionados para a final do concurso internacional Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world, que se realiza na Alemanha, de 17 a 20 de Outubro.

André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques vão apresentar o projecto Energy Measurement, Analysis and Management, na cidade de Bad Pyrmont, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Concorreram mais de 100 equipas provenientes de mais de 30 países, chegando à final apenas 25 projectos. O do Politécnico de Leiria concorre na categoria Smart Energy e tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos em edifícios, utilizando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (machine learning) para o processamento dos dados.

Os estudantes Engenharia Eletrotécnica e de Computadores desenvolveu este projecto em parceria com a União de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, tendo sido intervencionados o Pavilhão Desportivo dos Pousos e o edifício sede da freguesia dos Pousos.

O projecto foi, igualmente, desenvolvido com o apoio da academia EDUNET da ESTG (http://sites.ipleiria.pt/edunet/), com a supervisão dos professores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.

O concurso internacional Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world é um evento promovido pela empresa Phoenix Contact e conta com o patrocínio do Ministério Alemão dos Assuntos Económicos e Acção Climática.