Sociedade

Estudante da ESTM utiliza fotografia digital para medir comportamento dos turistas

18 out 2015 00:00

Projecto foi finalista no concurso mundial Tourism Innovation Competition

estudante-da-estm-utiliza-fotografia-digital-para-medir-comportamento-dos-turistas-2273

Fabiana Baumann, estudante do mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), é a autora de um dos projectos finalistas do concurso mundial Tourism Innovation Competition, promovido pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal.

No seu trabalho, a estudante consegue recolher fotografias partilhadas na rede social Instagram por turistas que visitaram Lisboa, e analisa o seu conteúdo, determinando os locais, as vivências e as imagens que mais marcam os turistas que escolhem a capital portuguesa.

“O objectivo do projecto é comparar as fotos dos turistas com as imagens que são disseminadas pelo Turismo de Lisboa, e estabelecer relações entre conteúdos, que nos permitam afirmar se existe ou não uma relação entre os motivos de interesse em Lisboa que a entidade oficial dissemina, e aqueles que são mais atraentes para os turistas”, explica Paulo Lourenço, docente da ESTM/IPLeiria e orientador do projecto de Fabiana Baumann.

O concurso mundial de Inovação em Turismo visa premiar a solução mais inovadora para medir o comportamento dos turistas nos países e/ou cidades que visitam. A principal finalidade da competição é ajudar a projectar o comportamento dos turistas, ao mesmo tempo que se promove a inovação, o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos na área do turismo.

Os três participantes finalistas foram convidados a apresentar os seus projectos numa conferência realizada em Lisboa, em Setembro, onde Fabiana Baumann recebeu um prémio monetário e um galardão. O júri do concurso valorizou a identificação de ferramentas que permitem a medição e o uso de mecanismos inovadores, com dados das redes sociais, dispositivos móveis ou operadores de telecomunicações.