Economia

Estrela do Mosteiro eleito uma das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia

6 set 2021 18:29

“Grande felicidade” e “responsabilidade acrescida”, afirma proprietária do restaurante Mosteiro do Leitão

estrela-do-mosteiro-eleito-uma-das-7-maravilhas-da-nova-gastronomia
.
DR

Estrela do Mosteiro, prato criado por Bruno Figueiredo, um dos proprietários do Mosteiro do Leitão, da Batalha, foi o vencedor da categoria carne do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, cuja final decorreu sábado.

“É uma grande felicidade e uma responsabilidade acrescida”, diz ao JORNAL DE LEIRIA Zita Freire, outra das proprietárias do estabelecimento da Batalha.

“Esta vitória significa muito para nós”, adiantou a empresária, lembrando que houve mais de mil candidaturas a este concurso.

“Ser uma das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia é um dos melhores prémios. A escolha é feita pelo público, o que o torna genuíno”, acrescenta Zita Freire, que acredita que o facto de o prato do Mosteiro do Leitão ter saído vencedor será importante também para a região.

“Temos trabalhado ao longo destes 14 anos para marcar a diferença”, diz, explicando que o prato vencedor junta o tradicional leitão assado em forno a lenha com risotto de cogumelos. “É essa a inovação”.

Este é um prato duplamente premiado. Em 2016 ganhou o prémio de Melhor Arroz de Portugal, destaca Zita Freire.

A edição de 2021 das 7 Maravilhas “foi a primeira que não premiou o que já é conhecido de todos”, aponta a organização.

“Esta edição procurou contribuir para o renascimento do sector da restauração, num ano marcado pela crise da Covid, mas também procurou o melhor que os nossos cozinheiros e cozinheiras criativas sabem fazer, na busca incessante dos sabores únicos e autênticos que definem Portugal”, refere Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

“Procurámos ainda alertar para o papel da alimentação nas mudanças climáticas e o papel que tem na saúde, através das melhores escolhas que todos deveremos fazer no nosso dia-a-dia”.