Viver

Estrela da superprodução de Hollywood Aquaman é de Leiria

17 dez 2023 11:51

Actriz e modelo portuguesa Jani Zhao explica como foi entrar neste filme

Jacinto Silva Duro

Clique em cima para ver o trailer

Nasceu em Leiria há 31 anos e, a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de Dezembro, vamos poder vê-la no grande ecrã a interpretar a personagem Stingray, no segundo filme Aquaman, do universo DC Comics, ao lado de Jason Momoa, Nicole Kidman, Ben Affleck, Amber Heard, Patrick Wilson ou Michael Keaton, entre outros.

Entre recordações do Castelo de Leiria, do Terreiro, do Lis, e, claro, da fonte das Três Bicas a actriz e modelo portuguesa Jani Zhao explica que entrar neste "Aquaman e o Reino Perdido", provável blockbuster realizado por James Wan, se deve a muita "dedicação, resistência, persistência e resiliência".

"Como em tudo na minha carreira, foi um trabalho árduo", conta ao JORNAL DE LEIRIA.

Conhecida do grande público pelo seu trabalho em séries de televisão, Jani Zhao adianta que a participação no filme surgiu na sequência de, em 2017, ter passado pelo programa português “Passaporte”, que põe em contacto talentos da representação com directores de ‘casting’.

Aquaman foi filmado em 2021 no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde interpretou Stingray, "uma figura assim muito intimidante".

Jani Zhao nasceu em Leiria onde viveu com os pais - filha de pai norte-americano, de ascendência chinesa, e de mãe chinesa macaense -, estudou dança com a companhia de Olga Roriz e teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais, de Carlos Avilez.

Iniciou-se em Floribella e foi Sandra Chung numa temporada da série “Morangos com açúcar”, fez a telenovela “Jogo Duplo”, e encarnou Chung Li no filme “Cabaret Maxime”, de Bruno de Almeida.

Em 2019, foi Alice, na aclamadada série policial “Sul”, de Edgar Medina e Ivo M. Ferreira, em 2021 foi Júlia Andorinho na série “Capitães do Açúcar”, de Ricardo Leite.

"A vida de actor é muito difícil. A nossa profissão é muito incerta", afirma.

Leiria continua a ser uma presença na sua mente e na sua vida. "Após sairmos de Leiria, continuei a regressar para passar as férias com a ama, que foi minha e do meu irmão, e que é família. Leiria, a rua Comandante João Belo e a praça estão muito vivas na minha memória."

Jani Zhao