Sociedade

Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas apresentada em conferência CIMRL/JORNAL DE LEIRIA

5 jun 2023 11:20

Conferência na quarta-feira, dia 7 de Junho, em Pombal

estrategia-intermunicipal-de-adaptacao-as-alteracoes-climaticas-apresentada-em-conferencia-cimrljornal-de-leiria
Teatro-cine acolhe evento na quarta-feira
Fotografia: Jornal de Leiria/Arquivo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e o JORNAL DE LEIRIA organizam, na quarta-feira, dia 7 de Junho, em Pombal, uma conferência sob o tema “Alterações Climáticas e o Impacto na Região de Leiria”.

A partir das 15 horas, no Teatro-Cine de Pombal, a CIMRL apresentará a Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Leiria, tendo como referência o território de abrangência da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que engloba dez municípios: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leira, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

As alterações climáticas constituem uma das nossas maiores ameaças ambientais, sociais e económicas. O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) afirma que o aquecimento do sistema climático é inequívoco.

Com efeito, os impactos das alterações climáticas já foram observados e prevê-se que se tornem mais evidentes. Também se prevê que a ocorrência de situações meteorológicas extremas, incluindo ondas de calor, secas e inundações, será mais frequente e intensa.

Em Portugal e na Região de Leiria em particular, já se sentem as consequências das alterações climáticas e os impactos do aquecimento global, com a precipitação a diminuir e o aumento das temperaturas.

Estes factores conduzem a impactos nos ecossistemas naturais, na saúde humana e nos recursos hídricos.

Trata-se de um tema que cada vez mais mobiliza governos, a comunidade científica e a sociedade em geral, pelo que a nível regional pretendemos incrementar a sensibilização para as alterações climáticas.